Inovação na área de gás e energia é tema de evento

Fonte: Jornal da USP

Entre os dias 8 e 10 de agosto o Research Centre for Gas Innovation (RCGI), órgão baseado na USP e com fundação e patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da empresa Shell, realiza seu terceiro workshop interno. O evento irá reunir coordenadores e pesquisadores dos 29 projetos do RCGI, que apresentarão os resultados de suas pesquisas na área de gás após um ano e meio de trabalho.

Cada coordenador ou equipe terá 15 minutos para apresentar o que vem sendo feito em seus projetos e serão dados mais cinco minutos para perguntas e questionamentos da plateia, estimada em cerca de cerca de 150 pessoas. O workshop acontece no anfiteatro do prédio de Engenharia Mecânica e Naval, na Escola Politécnica (Poli) da USP, e as inscrições podem ser feitas neste link: http://bit.ly/2u5MEFl

No dia 8, o evento começa na parte da tarde (13h30) com as boas-vindas dadas por Gustavo Assi, diretor de Difusão e Comunicação do RCGI. Na sequência, o professor Julio Meneghini, diretor científico do centro, fala sobre os novos projetos que deverão entrar no portfólio do RCGI ainda este ano.

“Temos algumas propostas de novos projetos, ainda em estudo. O carro movido a hidrogênio é um deles. Também estamos estudando projetos na área de biodigestores, em diversas linhas, com a ajuda da professora Suani Coelho, expert no tema. Temos ainda uma proposta de estudo de hubs offshore, no âmbito do conceito gas to wire, e de substituição do diesel em caminhões usados no setor de mineração, junto com a equipe do professor Kazuo Nishimoto, do Tanque de Provas Numérico da Poli-USP”, adianta Meneghini.

Cratera de Darvaza, no Turcomenistão, cujas constantes chamas são alimentadas pela reserva de gás natural da região – Foto: Flydime/Wikimedia Commons

A abertura termina com a palavra de Guilherme Rocha, relações externas da Shell, uma das financiadoras do RCGI. A partir das 14h40 começam as exposições dos projetos 11 a 20, todos do Programa de Físico-Química, coordenado pelos professores Rita Maria de Brito Alves, Reinaldo Giudici e Claudio Oller. A coordenadora será a professora Rita Maria.

No dia 9, a programação começa às 8h30 com os projetos do Programa de Engenharia, coordenado pelos professores Emílio C. Silva e Guenther Krieger Filho. Até as 11h40 serão mostrados os resultados dos projetos 1 a 10, seguidos do projeto 29. O coordenador é o professor Emílio Silva.

Após o almoço, as exposições se concentram nos resultados dos projetos 21 a 28, inseridos no Programa de Economia e Políticas de Energia, cuja coordenação é dos professores Edmilson Moutinho dos Santos, Hirdan Katarina de Medeiros Costa e Suani Teixeira Coelho. Quem recepciona os pesquisadores, neste caso, é o professor Edmilson Moutinho.

Meneghini lembra que o encontro é uma ótima oportunidade de integração entre a equipe de cientistas do RCGI e também uma chance de mostrar o que vem sendo pesquisado no centro para aqueles que se interessam por estudos relacionados ao gás natural, biogás, hidrogênio e gestão, transporte e armazenamento de CO2. “Ambientes multidisciplinares criam a sinergia necessária para a resolução de problemas e um clima profícuo para a pesquisa e a inovação”, resume.

No último dia (10), entre 9 e 12 horas, será realizado um media training para os participantes do evento. O objetivo é fornecer informações gerais sobre como os pesquisadores do RCGI devem lidar com a imprensa. O responsável pelo treinamento é José Roberto Ferreira, diretor da Acadêmica Assessoria de Comunicação (que presta serviços de assessoria de imprensa para o RCGI) e ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico.

Serviço

III Workshop Interno do RCGI

Datas: 8, 9 e 10 de agosto de 2017

Horários: dia 8 – das 13:30 às 18:30; dia 9 – das 8:30 às 17:40; dia 10 – das 9:00 às 12:00 (media training)

Local: Anfiteatro do Prédio de Engenharia Mecânica e Naval – Av. Professor Mello Moraes, 2.231, Escola Politécnica da USP

Inscrições: http://bit.ly/2u5MEFl

Da Acadêmica Agência de Comunicação, com edição do Jornal da USP

 

 

Vocêconteudo_inventario-de-emissoes_45 sabia que através do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa a instituição ou empresa consegue avaliar como suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas?

Entenda o que é Inventário de Emissões.