Projeto incrível une design e sustentabilidade para permitir que você “plante” sua própria mobília

Fonte: Hypeness

Preocupado com o desmatamento e com o meio ambiente de forma geral, o designer inglês Gavin Munro buscava formas de tornar móveis mais sustentáveis. Mas entre madeira de demolição, reuso e tantas outras opções já existentes, ele desenvolveu um projeto realmente genial: usando moldes plásticos, fez com que árvores crescessem na forma de cadeiras, mesas e luminárias.

Com o projeto Full Grown, Munro tem nada menos que uma plantação de móveis em seu quintal e espera coletar cerca de 400 peças até a metade de 2017. Ele descobriu que um salgueiro demora de três a quatro anos para crescer na forma de um móvel, enquanto que o carvalho demora de seis a dez anos. Então, inspirado na arte que é feita com bonsais, ele replicou o formato de moldes para um tamanho maior.

“Na essência, trata-se de uma arte bastante simples. Você começa treinando e ajustando os ramos das árvores à medida que crescem em moldes. Em determinado momento eles se mantém juntos, fazendo com que o objeto se torne sólido – eu gosto da forma como isso se parece com uma impressora 3D orgânica que usa ar, terra e o sol como matéria-prima“, afirma.

O resultado, além de estaticamente incrível, pode ser um primeiro passo para combater alguns dos maiores problemas do mundo moderno.