Caos climático ameaça cadeia alimentar marinha, diz estudo

Fonte: GHG Protocol Brasil

“Há mais comida para pequenos herbívoros, como peixes, caracóis do mar e camarões, mas como o aquecimento tem conduzido as taxas de metabolismo, a taxa de crescimento desses animais está diminuindo. E menos presas disponíveis significa menos oportunidade para os carnívoros. É um efeito cascata na cadeia alimentar”, explica o professor Ivan Nagelkerken, acrescentando.

“Em geral, descobrimos que há uma diminuição que há uma diminuição na diversidade das espécies independentemente do ecossistema. São impactos de larga escala, agravados quando combinamos o efeito do aquecimento com a acidificação.”

Os pesquisadores destacam que já é possível observar os impactos do aquecimento global e da acidificação dos oceanos no comportamento dos animais marinhos. Além disso, os cientistas alertam que os danos na cadeia alimentar podem prejudicar famílias que vivem em regiões costeiras e dependem dos recursos do mar.

“Os efeitos estão acontecendo agora e serão agravados somente nos próximos 50 ou 100 anos. Já estamos vendo coisas estranhas como a invasão de águas temperadas por espécies de águas tropicais no sudeste da Austrália. No entanto, se reduzirmos fatores extras como a sobre pesca e a poluição, podemos dar uma melhor chance de adaptação das espécies às mudanças climáticas”, finaliza Nagelkerken.