França vai pagar para pessoas que forem de bike para o trabalho

Fonte: Hypeness

Como você vai até o trabalho todos os dias? De carro, ônibus, a pé, de bicicleta? Na França, trabalhadores que optarem pela bicicleta como meio de transporte poderão receber 25 centavos de euro por quilômetro percorrido entre a casa e o trabalho. O projeto faz parte da Lei de Transição Energética aprovada no país como uma forma de reduzir a poluição e as emissões de CO2 na atmosfera.

Diferentemente de quem usa ônibus ou metrô para trabalhar, quem decidia pedalar até o trabalho ainda não recebia nenhum estímulo financeiro para isso. Agora, um ciclista que viva a 2 quilômetros de distância do trabalho e vá e volte de bicicleta todos os dias, deverá receber cerca de € 22 por mês (mais de R$ 90).

Mesmo assim, a lei trouxe uma polêmica: segundo o governo, a indenização seria facultativa, sendo uma escolha do empregador. Mas a Federação dos Usuários de Bicicleta lembra que o texto prevê que o texto é claro e prevê que o empregador assuma o encargo, integral ou parcial, dos custos do deslocamento em bicicleta entre a residência do trabalhador e o local de trabalho. Agora, resta saber se a medida será colocada em prática.