O artista que quer transformar outdoors publicitários em jardins de bambu

Fonte: Hypeness

De primeira, os paulistanos torceram o nariz para a Lei Cidade Limpa, mas hoje já nem querem mais saber de poluição visual pela cidade. O artista Stephen Glass teve uma ideia brilhante e bem verdinha para substituir os painéis usados para propaganda: transformá-los em jardins de bambu em plena selva de pedra.

O intuito da intervenção Urban Air (Ar Urbano), em Los Angeles, é aproveitar a mesma estrutura física disponível para os cartazes publicitários, onde serão plantados os pés de bambu. E não só isso: terá ainda um sistema de irrigação e wi-fi, para que avalie e divulga informações como o clima e a qualidade do ar, monitoradas a partir da planta.

Após presenciar a situação de um terremoto numa cidade, o artista notou que somente os outdoors se mantiveram em pé, então era lá mesmo que faria o seu jardim suspenso. “Quando a pessoa estiver esmagada no trânsito, ela vai olhar pra cima e ver um espaço aberto de ar fresco. Isso vai fazer com que ela respire fundo e se sinta como um humano. E essa pessoa vai criar o significado que quiser pro jardim”, conta Glass num vídeo de divulgação.

O projeto foi concebido por meio de financiamento coletivo no Kickstarter, onde foram arrecadados mais de 100 mil dólares. O intuito é expandir os jardins verdes para outras metrópoles. Pode vir pro Brasil, Urban Air!