Centro histórico de Viseu terá ônibus elétricos

Fonte: Verde Sobre Rodas

A Câmara Municipal de Viseu (Portugal) lançou um concurso internacional para a implementação do Plano de Mobilidade Urbana, que deverá entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2017 e custar cerca de oito milhões de euros em dez anos.

O Plano de Mobilidade Urbana de Viseu (MUV) prevê a criação de um sistema de transporte a pedido para as seis freguesias de baixa densidade do conselho – Calde, Cavernães Cóta, Ribafeita, S. Pedro de France e União de Freguesias de Barreiro e Cepões – que custará cerca de cem mil euros por ano. Os habitantes daquelas freguesias poderão solicitar um transporte para a hora que pretenderem desde que se juntem quatro pessoas, que terá um preço de um bilhete de ônibus, acrescido de 50 por cento, isto é, menos de dois euros.

O MUV prevê ainda a introdução de dois novos circuitos urbanos, servidos por seis mini ônibus, com frequência de 20 minutos para assegurarem a ligação a parques de estacionamento, centros comerciais e estabelecimentos de ensino superior. Este serviço será subsidiado, numa primeira fase, pela autarquia. O plano contempla igualmente um outro circuito para o centro histórico, cuja operação será assegurada por ônibus elétricos, em funcionará em regime de linha azul, isto é, basta o usuário estender a mão para o veículo parar.

A tecnologia fará parte integrante do MUV, uma vez que será criada uma plataforma que possibilitará a aquisição online dos títulos de transporte e será também responsável pela informação constante nos painéis eletrônicos nas paragens dos ônibus. O MUV também contempla a reabilitação da central de entrega de Viseu para passar a oferecer melhores condições aos operadores e a criação de estacionamentos.