Favela em Campo Grande cria horta comunitária para garantir alimentos frescos

Fonte: Hypeness

Com o intuito de empoderar a comunidade e garantir alimentação saudável para todos, o engenheiro agrônomo Carlos Salles decidiu ajudar a criar uma horta comunitária na favela Cidade de Deus, próxima ao lixão da cidade de Campo Grande (MS). Além do cultivo, o projeto prevê a distribuição de cestas básicas com produtos frescos e cafés da manhã feitos com o auxilio de diversos voluntários.

A horta foi criada em setembro de 2015, graças aos voluntários e moradores que se mobilizaram. Alguns ajudaram com doações e outros com o próprio trabalho, plantando as mudas. Logo de cara, 800 mudas de alface, beterraba, couve, mandioca e outras hortaliças já foram plantadas.

Para Salles, não há nada que impeça as pessoas de consumirem alimentos frescos. A ideia da horta comunitária é que todos possam usufruir da colheita, além de aprender como cuidar do plantio e cultivo. A iniciativa pode representar um grande aprendizado para adultos e crianças, além de fortalecer os laços da comunidade e garantir sua independência e autonomia.

“Através do esforço coletivo podemos avançar na eliminação do individualismo e formar uma sociedade mais altruísta e positiva, visto que, onde implantamos hortas a energia dos ambientes se transformou”, explicou Salles à repórter Thaís Teisen, do CicloVivo.