França vai pavimentar 1000 km de estrada com painéis solares

Fonte: Green Savers

O Governo francês anunciou planos para instalar painéis solares fotovoltaicos em 1.000 quilómetros de estrada nos próximos cinco anos, permitindo a geração de energias renováveis para 5 milhões de pessoas – ou 8% da população francesa.

As estradas solares irão utilizar painéis Wattway, uma tecnologia fotovoltaica lançada em Outubro pela maior empresa de engenharia de França, a Colas. O projecto será financiado por taxas sobre os combustíveis, de acordo com a ministra da Ecologia e Energia, Ségolène Royal.

Ainda que a França não seja o primeiro país a instalar estradas solares – a Holanda fê-lo em 2014, como bem nota o Inhabitat – o país terá os mais ambiciosos planos nesta matéria. Segundo Ségolène Royal, quatro metros de estrada com painéis solares é suficiente para fornecer electricidade para uma casa durante um ano – sem contar com aquecimento. Um quilómetro poderá fornecer electricidade para 5.000 habitantes.

A tecnologia Wattway foi desenvolvida nos últimos cinco anos e pode ser colada directamente no pavimento existente. Os painéis foram testados em mais de um milhão de veículos – ou 20 anos de trânsito normal de uma estrada – e a superfície não ficou danificada.

A taxa sobre os combustíveis deverá arrecadar entre €200 e €300 milhões para o projecto, que começará a ser construído na Primavera.

 

compensação

Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono