Câmara do Porto comprou 16 carros elétricos para apoiar limpeza urbana

Fonte: Green Savers

A Câmara do Porto adquiriu quatro viaturas 100% elétricas e uma híbrida para apoio nas áreas operacionais de limpeza urbana e manutenção de jardins. Para além destes veículos, ainda no primeiro semestre do corrente ano, o município receberá 12 novos veículos eléctricos, destinados ao transporte de passageiros.

Segundo explica a câmara portuense no seu site, esta medida inscreve-se numa estratégia de médio e longo prazo que pretende transformar o Porto na “maior referência nacional ao nível da mobilidade eléctrica” e que concorre directamente para a implementação de uma das 52 opções desenvolvidas, no âmbito da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Esta estratégia, que está em fase de conclusão, consagra a “mobilidade menos carbónica” como um dos seus vectores-chave, a par da “integração em instrumentos de ordenamento do território”, “vigilância, alerta e gestão da emergência”, “resposta das infra-estruturas da saúde”, “cidade verde, invicta e resiliente”, “conforto térmico no parque residencial”, “ciclo urbano da água” e “informação e sensibilização”.

As viaturas têm uma autonomia aproximada de 100 km e destinam-se ao apoio à lavagem do espaço público, recolha de resíduos orgânicos no centro histórico e manutenção das áreas ajardinadas em zonas com prevalência turística.

A viatura híbrida dispõe de maior capacidade do tanque de suporte ao sistema de lavagem de alta pressão, e de uma autonomia combinada de aproximadamente 400 km, dos quais 80 km em modo exclusivamente elétrico.