Cidade do Méximo proíbe circulação de 1,1 milhões de carros

Fonte: Green Savers

A Cidade do México acabou de proibir a circulação de mais de 1,1 milhões de carros, uma medida que pretende reduzir a poluição atmosférica da cidade, cujos números subiram, nos últimos dias, até ao dobro dos parâmetros habituais. Para incentivar as pessoas a deixarem o carro em casa, as autoridades estão a oferecer viagens gratuitas de metro ou autocarro, avança ainda o Guardian.

Ainda assim, há pessoas que não estão a cumprir as regras. Segundo o presidente da Câmara, Miguel Ángel Mancera, cerca de 300.000 carros continuaram a circular na cidade, apesar de estarem proibidos de o fazer. A Cidade do México tem 4,7 milhões de carros registados.

Em 1992, as Nações Unidas anunciaram a Cidade do México como a mais poluída do mundo. No entanto, as medidas então tomadas pela área metropolitana deram os seus frutos e, nos últimos 11 anos, nenhum alerta de poluição foi lançado.

No último ano, porém, um tribunal aliviou as rígidas leis ambientais – permitiu que 1,4 milhões de carros pudessem voltar às estradas todos os dias –, o que resultou no agravamento da poluição: há quatro dias que o smog não deixa a cidade e os cidadãos estão a usar máscaras para cobrir a boca e o nariz. As crianças são, por outro lado, aconselhadas a não brincar no exterior, sendo que a situação vai manter-se durante os próximos dias, uma vez que o tempo permanecerá quente e sem perspectiva de chuva.

 

compensação

Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono