Opções de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Setores-Chave do Brasil

Fonte: MCTI

O Projeto

O Projeto “Opções de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Setores-Chave do Brasil” é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que conta com recursos do Global Environment Facility (GEF) e parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com a finalidade de auxiliar a tomada de decisão sobre ações que potencialmente reduzam emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos diferentes setores da economia brasileira. Os resultados obtidos por todos os estudos conduzidos sob esta iniciativa fornecerão subsídios ao planejamento governamental e à posição brasileira nas negociações sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Além disso, entidades governamentais brasileiras serão capacitadas para monitorar e avaliar a implementação e a efetividade de ações de mitigação.

Parcerias

O Projeto é executado por meio de parcerias com instituições de pesquisa que fazem parte da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) instituída em 2007 pelo MCTI. Para a elaboração dos cenários de mitigação, os especialistas envolvidos contam com a orientação de diversos órgãos governamentais que integram o Comitê Técnico Consultivo do Projetos.

Inovação

Trata-se de um Projeto inovador no Brasil, já que realizará uma análise integrada das diferentes opções de mitigação, considerando a não-aditividade dessas opções com suas consequentes implicações econômicas e sociais. Outro aspecto inovador é a inclusão de um cenário que considerará, para o contexto brasileiro, curvas de aprendizado tecnológico para a redução das emissões de GEE.

Objetivo

O projeto ajudará o governo brasileiro a reforçar sua capacidade técnica na implementação de ações de mitigação de emissões gases de efeito estufa em setores-chave da economia (indústria, energia, transportes, residencial e serviços, LULUCF, gestão de resíduos e outras alternativas intersetoriais).

Cenários de Mitigação e Período de Análise

O projeto estimará os potenciais e custos de abatimento de emissões de GEE, mediante uma análise
integrada econômico-energética, para o período entre 2012 e 2050, dos diferentes segmentos energointensivos da economia brasileira. Serão considerados três cenários: a) Cenário de Referência (ou linha de base), b) Cenário de Baixo Carbono, e c) Cenário de Baixo Carbono com Inovação.

Trata-se de um projeto inovador, pois é a primeira vez que se realiza no Brasil uma análise integrada das diferentes opções de mitigação, considerando a não-aditividade dessas opções com suas consequentes implicações econômicas e sociais. Também representa uma inovação a inclusão de um cenário que considerará curvas de aprendizado tecnológico para a redução das emissões de GEE.

 

 

compensação

Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono