Países dão primeiro passo para amenizar efeitos das mudanças climáticas

Fonte: GHG Protocol

Quatro meses após as discussões da COP-21, em Paris, os países realmente dispostos a reduzir emissões de gases causadores do efeito estufa dão nesta sexta-feira (22) o primeiro passo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas no mundo. As nações assinam, na sede das Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, um pacto formal segundo o qual se comprometem a encontrar estratégias para limitar o aumento da temperatura média da Terra a 1,5ºC até 2100.

Compromissos nacionais

Veja as metas assumidas no acordo de Paris pelo Brasil:

-Recuperar 12 milhões de hectares (não necessariamente com espécies nativas), 15 milhões de áreas de pastagens e zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030

-Reduzir em 37%, até 2025, e em 43%, até 2030, as emissões de gases que intensificam o efeito estufa;

-Aumentar os investimentos em energias renováveis, assegurando que 45% da matriz energética brasileira seja composta por fontes renováveis;

-Reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) de 2,1 bilhões de toneladas para 1,4 bilhões até 2040.

Para além da simbologia, o evento marca a primeira de várias etapas que precisam ser vencidas até que as medidas previstas pelo acordo entrem, de fato, em vigor. Na sequência, ao menos 55 países que representem 55% das emissões globais precisam ratificar o pacto.?Só então serão estipuladas condições para o alcance da meta.

“A decisão não é somente do presidente ou líder político que assina o compromisso. Para que vire lei, é necessária a aprovação de outras instâncias, como o Congresso Nacional, por exemplo”, explica André Ferretti, coordenador do Observatório do Clima e gerente de Estratégias de Conservação na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Somente 30 dias após o “piso” ser alcançado e com o aval das ONU, o pacto passa a valer globalmente, mas com força de lei apenas nos países signatários. “O acordo de Paris não obriga nenhuma nação a nada. Os países aderentes é que se comprometem de modo voluntário a atender as metas gerais e criar outras para serem cumpridas em seus territórios. Alguns países podem levar uma década para fazer valer o acordo; outros vão conseguir em algumas semanas”, acrescenta Ferretti.

Efeitos das mudanças climáticas reforçam necessidade de acordo

Henrique Lian, superintendente de Políticas Públicas e Relações Externas da WWF-Brasil, sugere que os efeitos das alterações climáticas vividos pelo setor privado de vários países devem incentivar o cumprimento do acordo

Antes mesmo da cerimônia de assinaturas, Fiji, Ilhas Marshall, Palau e Maldivas saíram na frente e já concluíram os processos de ratificação. Embora eles somem baixíssimos níveis de emissões, sofrem com o aumento do nível do mar e com tempestades frequentes.

Mais de 60 chefes de estado e governo participarão do encontro. Estados Unidos e China, responsáveis, juntos, por 38% das emissões globais, já confirmaram presença. Até o momento, outros 130 países devem assinar o pacto. A expectativa da ONU é de um número recorde de assinaturas.

Ameaças

Apesar da boa expectativa, instabilidades políticas podem atrasar algumas ratificações.  “Nos Estados Unidos, o Obama vai assinar o pacto, mas, em meio à campanha eleitoral, não se sabe ao certo quanto tempo o Congresso pode levar para aprovar”, diz Ferretti.  A condição preocupa, considerando que Donald Trump e Ted Cruz, candidatos do partido Republicano que disputam o cargo presidencial, negam a existência das mudanças climáticas e não apoiam a adoção de estratégias para contê-las.  No Brasil, em meio à instabilidade do cenário político e diante da eminência das eleições municipais, é grande o risco de não haver espaço para a discussão do tema tão cedo.

Meta

Em dezembro do ano passado, durante a 21ª Conferência do Clima (COP-21), 195 países sinalizaram disposição em atenuar os efeitos das mudanças climáticas.  Além da redução da temperatura da Terra a 1,5ºC até 2100, o documento também sugere que os países desenvolvidos dediquem, até 2020, US$ 100 bilhões por ano às nações em desenvolvimento para financiar medidas de combate às alterações do clima.

 

compensação

Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono