São Francisco ganha escola-fazenda inovadora que ensina crianças a plantar sua própria comida

Fonte: Hypeness

As crianças são os principais responsáveis por colocar em prática as coisas que queremos ver em nosso futuro. E uma das principais tendências nesse sentido é a necessidade de nos voltarmos mais para a natureza e passar a entender melhor nossa relação com a comida. Essa é também a proposta da escola Golden Bridges, em São Francisco, nos Estados Unidos.

A instituição é voltada ao ensino pré-escolar e fundamental, com seu currículo baseado na educação Waldorf. Atualmente, os 55 estudantes assistem às aulas ao ar livre e usam barracas como abrigo quando o clima exige. Porém, o arquiteto Stanley Saitowitz, da Natoma Architects, é o responsável pelo projeto que deverá transformar o ambiente escolar, mas sem deixar de respeitar o meio ambiente, um dos valores principais da escola.

A construção de um edifício coberto de plantas já está nos planos da instituição, em que os estudantes cuidam da plantação de alimentos diariamente. A construção deverá ocupar apenas 30% da área escolar e dará abrigo a salas de aula e espaços de encontro.

O projeto contará com um telhado verde para retenção de água, isolamento e também com o intuito de fornecer habitat natural para os polinizadores. A fachada exterior da construção será revestida com plantas, escondendo a escola como se fosse uma colina, enquanto o interior terá revestimento de madeira. Na parte traseira do edifício, haverá também uma área envidraçada, permitindo a entrada da luz natural e reduzindo a necessidade de eletricidade.

Como a proposta da escola é também de igualdade social, cada estudante paga o que pode. Dessa forma, mesmo sendo uma escola privada, o ambiente permite uma maior diversidade entre os alunos, representando a diversidade social existente na área. Mesmo assim, um dos pontos altos da Golden Bridges é que essa será a primeira escola agrícola americana localizada em um centro urbano, permitindo que crianças criadas em ambientes predominantemente urbanos tenham seu primeiro contato com a natureza.

 

compensação
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono