Mudanças climáticas vão agravar secas e prejudicar produção de alimentos no Caribe, alerta FAO

Fonte: ONU Br

Mudanças climáticas vão agravar a intensidade e a frequência das secas no Caribe, prejudicando a produção de alimentos da região – que abriga sete dos 36 países com maiores índices de escassez de água do mundo. Em nações como Barbados e Antígua e Barbuda, a disponibilidade de água doce per capita fica abaixo dos mil metros cúbicos por ano.

O alerta é de um novo relatório publicado na quarta-feira (22) pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O documento alerta que países caribenhos carecem de uma governança efetiva e dos recursos humanos e financeiros necessários para enfrentar com eficácia os problemas de estiagem, pois concentrou suas ações principalmente na contenção de inundações e na resposta a tempestades.

De 1970 a 2000, o Caribe sofreu perdas diretas e indiretas estimadas entre 700 milhões e 3,3 bilhões de dólares devido a desastres naturais associados a fenômenos meteorológicos e climáticos.

Atualmente, a região já enfrenta secas anuais que afetam a agricultura, os recursos hídricos e o meio ambiente. Apesar de as consequências serem geralmente compensadas pelas temporadas de chuvas, as estações úmidas duram menos que as secas e os índices de precipitação anuais têm sido cada vez menores do que os esperados.

Segundo a FAO, a grave estiagem que ocorreu entre 2009 e 2010 — a pior em 40 anos — obrigou o Caribe reagir e a começar a incorporar a prevenção de secas em suas estratégias de prevenção.

A conjuntura é particularmente preocupante porque a maior parte da agricultura caribenha é de sequeiro — técnica que lida com o cultivo de espécies que não precisam de irrigação constante e que conseguem germinar e crescer com o aproveitamento adequado da água das chuvas em regiões de baixa pluviosidade.

A falta de precipitações, porém, tem levado à expansão da irrigação — o que encarece a produção e torna a água doce um recurso cada vez mais importante.

Seca afeta agropecuária de diferentes maneiras

Segundo a FAO, um período de seca de apenas sete dias já leva à redução dos rendimentos de agricultores, principalmente os familiares.

A estiagem também afeta o valor nutricional das áreas de pastagem de gado — espécies já tolerantes a falta de água —, uma vez que o pasto que cresce em locais de seca é de menor qualidade. O resultado são animais mais fracos e também suscetíveis a doenças.

Os mais pobres também são vulneráveis já que frequentemente as secas estão associadas à elevação dos preços dos alimentos. A água dessalinizada, mais cara, torna-se uma fonte de abastecimento cada vez mais importante no Caribe e representa até 70% do fornecimento em Antígua e Barbuda.

Nas comunidades rurais, as redes hídricas são atingidas de maneira mais forte durante as estiagens, deixando crianças em risco de não ingerirem quantidades adequadas de água.

 

compensação
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono