São Paulo recebe em setembro a 4ª edição da Virada da Mobilidade

Fonte: Envolverde

Evento deste ano traz ações de rua, palestras e desafio multimodal incluindo transportes para todas as necessidades.

A 4ª edição da Virada da Mobilidade acontece entre os dias 17 e 23 de setembro, em São Paulo, com o objetivo de fomentar o debate sobre a importância de encontrar formas mais inteligente e sustentáveis de locomoção nos grandes centros urbanos. Mais de 10 mil pessoas são esperadas para as atrações que prometem colocar em cheque nossos modos tradicionais de locomoção ao apresentar novas soluções de transporte urbano.

Aceitando o desafio de pensar formas mais inteligentes de mobilidade, a Ford estreia como parceira de peso da Virada. Irá expor algumas das tendências e inovações do seu plano global Ford Smart Mobility, criado para que a empresa avance em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do consumidor e análise de dados para, mais uma vez, mudar a forma como as pessoas se movem. A Ford também irá disponibilizar os carros para as caronas do desafio multimodal, a primeira ação da Virada da Mobilidade, no dia 17 de setembro.

O principal objetivo do Desafio é estimular a multimodalidade – troca de modais no percurso – e comparar os tempos de deslocamento e oferta de transportes nas quatro regiões da cidade. Pela primeira vez, pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade participarão. As modalidades de transporte do desafio multimodal são: a pé, táxi, metrô/trem, ônibus, bicicleta, bicicleta dobrável, skate, patins e carona.

Os participantes serão encorajados a usar aplicativos de Carona, de Táxi, de mapas, de transporte público e de monitoramento de passos e calorias para encontrar o modo mais inteligente de chegar ao destino: a Avenida Paulista. Os melhores momentos serão registrados em vídeo. “As tecnologias são grandes aliadas do uso eficiente dos transportes”, explica Márcio Nigro, idealizador da Virada da Mobilidade. “Vamos mostrar que é possível melhorar a qualidade de vida por meio da mobilidade urbana”, reforça.

Entre outras novidades desta edição integram o lançamento do Guia de Mobilidade Corporativa, durante a abertura do evento (Ernest Young – EY e Mobilize Brasil), no dia 19 e ocupação de ruas para mobilidade ativa (Dia 22/09); a Sobratt também fará o lançamento paulista da Cartilha do TeleTrabalho, preparada recentemente para promover o trabalho a distância e a redução de deslocamentos urbanos durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O público contará também com exposições, oficinas técnicas de especialistas, seminários, atividades e intervenções urbanas – como a instalação de mobiliário urbano sustentável (Vaga Viva) e estantes com livros para doação, mesas na rua, food-trucks, massagem, música, palestras de diversos temas para empresas, workshops específicos e um debate sobre os planos de mobilidade com a participação dos candidatos à prefeitura.

A Virada da Mobilidade é uma realização do Caronetas, com apoio da Sobratt, Corrida Amiga, ITDP, ANTP, Observatório Nacional de Segurança Viária, EY, Telefonica, CIS, Paris Vegas e PegCar, Noucar, Cidade para Pessoas, Conexões Pinheiros, Imagem Corporativa, Fundação Alphaville e e-moving.

A programação completa pode ser conferida no site da Virada da Mobilidade.

Sobre a Virada da Mobilidade

Realizada desde 2012, sempre com a participação e apoio de empresas e organizações da sociedade civil, a Virada da Mobilidade é um grande evento que tem o objetivo de sensibilizar autoridades e população sobre a necessidade de se promover a multimodalidade e a integração de modais nas cidades brasileiras priorizando o transporte eficiente e sustentável. A Virada tem seu foco central na redução do uso do transporte individual privado, em especial, nas grandes capitais, que hoje sofrem com graves congestionamentos de tráfego e poluição.

compensação
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono