Boulevard Olímpico recebe o Selo Evento Neutro

O Boulevard Olímpico, projeto da GAEL Comunicação para a Prefeitura do Rio de Janeiro, recebeu o Selo Evento Neutro por assumir o compromisso de quantificar e compensar as emissões de CO2 de sua operação.
Desde o evento de abertura, os Jogos Rio 2016 tem mostrado ao mundo a importância e urgência da preocupação ambiental.

Alinhada às diretrizes dos Jogos Olímpicos e aos compromissos climáticos mundiais, a GAEL irá realizar a quantificação e compensação de todas as emissões de gases de efeito estufa relacionadas à montagem, operação e desmontagem do Boulevard Olímpico. Com o suporte da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, idealizadora do Selo Evento Neutro, foi definido um escopo de atividades responsáveis pelas emissões de CO2, que contempla: translado aéreo, uso de gerador de energia, consumo de energia da rede pública, deslocamento de caminhões para a montagem e desmontagem do evento, deslocamento de toda equipe de trabalhadores e resíduos gerados.

Até o final da desmontagem são estimadas as emissões de 570 toneladas de CO2, que serão compensados com o apoio à três projetos socioambientais, certificados e auditados, localizados no Rio de Janeiro.

Guilherme Rodrigues Alves, Diretor de Operações da GAEL, destaca a importância de ações como esta: “Essa iniciativa reforça o comprometimento da GAEL no incentivo ao desenvolvimento sustentável e o seu compromisso com meio ambiente. É gratificante para nossa equipe promover a conscientização e engajamento de todos em prol de um mundo mais sustentável”, enfatiza.

Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan, complementa: “O Selo Evento Neutro visa reconhecer e destacar empresas como a GAEL, que têm se preocupado em reduzir e compensar o impacto ambiental inerente de sua atividade, contribuindo com o desenvolvimento de tecnologias mais limpas e engajando seus funcionários”.

Os projetos apoiados são Arrozal, GGP e Sul América, localizados respectivamente nas cidades de Piraí, Três Rios e Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro.

As cerâmicas Arrozal, GGP e Sul América utilizam biomassa renovável originária de madeira de reflorestamento ou resíduos de madeira como combustível de seus fornos, promovendo a diminuição das emissões de gases de efeito estufa (gerando de créditos de carbono) e desenvolvimento sustentável da comunidade local. Também contam com o reaproveitamento de toda a cinza gerada no processo produtivo para selar seus fornos, instalação de chaminés para melhoria da qualidade do ar, e utilização de água da chuva durante o processo produtivo das peças.

Além da melhoria ambiental de todo o entorno, os projetos apresentam diversos benefícios sociais e econômicos. Em parceria com uma escola local, oferecem cursos de alfabetização e formação básica de jovens e adultos das comunidades, cursos de cultivo de hortas, projetos de incentivo ao esporte e inclusão social através da contratação de mulheres e portadores de deficiência.Como resultado, o desenvolvimento sustentável local aproxima os produtos cerâmicos às oportunidades de mercado e incentiva novas tecnologias e práticas deste setor.

Conheça mais sobre o Boulevard Olímpico.

Confira algumas das fotos do projeto:

1

2

3

4

 

Sobre a GAEL

Sob a direção geral de Gaetano Lops, a agência chegou ao mercado em março de 2014 com a proposta de revolucionar as ações de ativação de marcas e brand experience, para impactar e atrair a atenção dos consumidores. A agência nasceu no departamento de Projetos Especiais da AlmapBBDO, que Gaetano assumiu em 2011. Com dois anos de existência, a Gael já tem em seu portfólio projetos para marcas como Pepsi, Volkswagen, Havaianas, O Boticário, Audi, Bauducco, Elma Chips, Claro, Mars Chocolates, Ypióca, Visa, entre outras, além de ser a agência responsável pela concepção e produção do Boulevard Olímpico, o maior Live Site da história dos Jogos Olímpicos, realizado durante a Rio 2016.

 

Sobre a ECCAPLAN (www.eccaplan.com.br)

A Eccaplan é uma consultoria na área ambiental focada no desenvolvimento e implementação de projetos ambientais em empresas, como Programa de Gestão de Resíduos, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa.

A empresa desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa CO2 Neutro (http://eccaplan.com.br/neutralizacao_carbono/co2-neutro) e Evento Neutro (www.eventoneutro.com.br)

 

compensação
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.