Painel solar giratório gera 20 vezes mais energia do que painéis comuns

Fonte: Green Savers

Um novo modelo de painéis solares permite a produção de energia em espaços muito menores. O seu elevado nível de eficiência resulta da combinação do seu formato, em cone, com tecnologia que os faz girar em sintonia com o sol.

Chamados V3Solar, os painéis solares giratórios funcionam de forma inteligente. Combinam células fotovoltaicas com lentes e rotação mecânica por forma a captar o máximo de energia solar.

O equipamento é formato por dois cones sobrepostos. O primeiro, no interior, contém centenas de células fotovoltaicas triangulares conectadas e um concentrador de lente estático. O segundo, que corresponde às paredes externas, é formado por uma série de lentes tubulares.

O cone rotativo está fixado num ângulo de 56o, o que permite o aproveitamento da luz do sol em qualquer hora do dia e em todas as estações do ano.

Quando lentes ou espelhos são usados para refletir o sol num ponto único, existe o risco de sobreaquecimento do sistema, o que reduz a eficiência da produção. Para prevenir essa situação o V3Solar apresenta um sistema giratório automático, que ajuda a aproveitar a luminosidade sem aquecer as células em excesso. Os testes realizados mostraram que a temperatura do equipamento não ultrapassa 35oC.

Ainda em fase de protótipo, o equipamento já está a ser negociado para posterior produção em larga escala.

 

compensação
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.