Brasileiro desenvolve gerador mecânico de energia limpa

Fonte: GHG Protocol

A inovação tecnológica também tem uma importante participação no mercado de energias renováveis. A cada novidade que surge no setor, são estimuladas novas ramificações para desenvolver pesquisas que aumentem a efetividade do processo de geração e energia limpa.

O brasileiro Gerdian Correia dos Santos, desenvolvedor de projetos afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), por exemplo, desenvolveu um gerador mecânico de energia limpa que compete com turbinas eólicas. A invenção tem um design que se assemelha a uma turbina solar com três hélices que funcionam em sentido horário e cada uma é movida a um nível de força, um dos diferenciais da invenção. No interior das hélices, existem trilhos que trabalham como elevadores de peso e, segundo Gerdian, “fazem toda diferença, criando um movimento mecânico harmônico. No momento certo, os pesos giram as hélices dando tração ao gerador”. Após esse mecanismo é garantida uma energia 100% limpa.

Gerdian afirma que o gerador tem vantagens como flexibilidade de instalação, pois não é preciso que os geradores mecânicos sejam colocados em áreas elevadas, podendo estar em locais com baixa altitude, sem problemas. Além disso, a invenção dispensa redes de transmissão, pois oferece a possibilidade de ser construída próximo de uma subestação. Sendo assim, o parque de energia limpa pode ser construído na beira de estradas, por exemplo, reduzindo em bilhões o custo do projeto.

O gerador mecânico já foi registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Atualmente, Gerdian Correia dos Santos busca incentivo financeiro para produzir e comercializar o seu produto.

 

Vocêconteudo_inventario-de-emissoes_45 sabia que através do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa a instituição ou empresa consegue avaliar como suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas?

Entenda o que é Inventário de Emissões.