Conhecendo o ciclo infinito da reciclagem

Fonte: pensamentoverde

O ciclo infinito da reciclagem é uma característica do vidro, que pode se renovar completamente e ser transformado em um produto novo, sem que haja nenhum tipo de desperdício do material. Para isso, o vidro passa por um processo que inclui separação por cores e tipos, higienização, trituração, derretimento e moldagem para a confecção de um produto novo.

Como é feita a reciclagem infinita do vidro?

O vidro pode ser utilizado e reutilizado de diversas formas, sem ter as suas características e qualidades perdidas. Para facilitar esse processo de reciclagem do vidro, na hora de enviar o material, é indicado separar os cacos por cor, de modo que não haja nenhuma alteração no padrão do novo produto. Além disso, devem ser excluídos os pedaços de espelho, lâmpadas e cristais.

Em processos mais complexos, é utilizado um eletroímã para fazer uma separação dos metais que podem contaminar e prejudicar esse ciclo infinito da reciclagem. Este dispositivo retira do vidro brito tudo o que não é desejado. Em seguida, é feita uma lavagem para tratamento e recuperação dos materiais, sempre de maneira a evitar que cursos d’água sejam contaminados ou que haja desperdício.

Finalmente, o material é submetido a um triturador para que os tamanhos sejam homogeneizados e, então, encaminhados a uma esteira e a um segundo eletroímã, para mais uma separação. É aí que o vidro chega aos setores de armazenagem e abastecimento para ser reaproveitado, completando assim o ciclo infinito da reciclagem do vidro.

Ciclo infinito da reciclagem: outros materiais

O ciclo infinito da reciclagem pode se aplicar a outros materiais além do vidro, tais como: papel, plástico e metal. Mesmo que nem sempre o resultado final seja igual ao primeiro produto gerado, o ciclo infinito irá se mostrar presente.

No caso do papel, por exemplo, o novo produto nunca será igual ao original, mas pode ter diferentes apresentações que são tão válidas e interessantes quanto a primeira. O papel reciclado poderá apresentar uma textura diferente, assim como uma gramatura diferenciada, mas também terá seus próprios atrativos. Pode até ocorrer um esgotamento em alguma parte do processo, devido às fibras do papel, mas então ele irá se decompor e retornar para a natureza, também sendo um exemplo do ciclo infinito permitido pela reciclagem.

 

Vocêconteudo_inventario-de-emissoes_45 sabia que através do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa a instituição ou empresa consegue avaliar como suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas?

Entenda o que é Inventário de Emissões.