Escola rural de Tocantins ganha prêmio de melhor projeto educacional do mundo

No mês passado uma escola brasileira ganhou o importante prêmio de Melhor Edifício de Arquitetura Educacional do mundo, entregue pelo Royal Institute of British Architects, RIBA, do qual haviam 28 finalistas, mas a Escola Rural, localizada na Fazenda Canuanã, no Araguaia – Tocantins acabou levando!

Quem assinou esse projeto maravilhoso foi o designer Marcelo Rosenbaum, em conjunto com Aleph Zero Arquitetura e trata-se de uma escola que também é utilizada como moradias infantis. Poder estudar em um lugar como este, próximo da natureza e com um projeto que permite o contato com o mundo lá fora, é maravilhoso. Dá uma olhada e me fala se não é a escola mais linda que você já viu na vida:

Com a estrutura praticamente inteira feita em madeira, a escola está em perfeita sintonia com a vida local, marcada pelos trabalhos manuais, beleza natural e arte indígena.

O objetivo principal do projeto foi o de acabar com esta ideia de que a escola é apenas um lugar para estudar, mas transformar o espaço em um híbrido entre escola e casa, agregando um importante valor: o da moradia.

A “Nova Moradia”, como foi apelidada a ala dos dormitórios, está dividida em duas “aldeias”: uma masculina e outra feminina e existem 45 quartos com capacidade para até no máximo 6 alunos, em cada um.

Seguindo um modelo de habitação sustentável, ainda há espaços de interação, como salas de TV e leitura, pátios, redes e espaços comuns, onde as crianças podem interagir, não somente entre elas, mas com a natureza também.

Estamos apaixonados por esta escola! Deu até vontade de voltar a estudar!

Fonte: 44 arquitetura

 

Vocêconteudo_inventario-de-emissoes_45 sabia que através do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa a instituição ou empresa consegue avaliar como suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas?

Entenda o que é Inventário de Emissões.