Conservação florestal e neutralização de carbono

O projeto Ecomapuá Amazon REDD é um dos projetos de conservação florestal espalhados pelo Brasil que se mantém através do apoio financeiro gerado por seus créditos de carbono.

Projetos de conservação florestal

Os projetos de conservação florestal, ou também conhecidos como projetos de REDD – Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal – recebem incentivos financeiros por evitar o desmatamento e a degradação florestal, reduzindo assim as emissões de CO2 gerada por essas atividades e cuidando dos estoques de carbono presente nas árvores.

Além da proibição do desmatamento e da utilização, em grande escala, de recursos naturais, esses programas também contribuem para o desenvolvimento sustentável da comunidade da região, capacitando ribeirinhos e movimentando o comércio local.

A remuneração recebida através dos créditos de carbono é usada no custeio para manutenção da floresta e também para o desenvolvimento de comunidades.

Sobre o Ecomapuá

O projeto está localizado no município de Breves, Ilha de Marajó, no estado do Pará. A área mantém cerca de 90.000 hectares do bioma amazônico na região, na vazante do Rio Amazonas.

Através do projeto, a extração de recursos madeireiros foi proibida, atividade que até então era uma das principais causas de desmatamento da região. Além de permitir a conservação do bioma, o projeto buscou encontrar alternativas mais sustentáveis para a geração de renda de pelo menos 100 famílias locais, promovendo o desenvolvimento da região.

Ao incentivar um projeto como este, ajuda-se a manter diversas ações e benefícios sociais, ambientais e econômicos que acontecem na região e em toda a comunidade de entorno.

Benefícios sociais, ambientais e econômicos

Além do benefício ambiental de conservação de uma grande área do bioma amazônico, o projeto viabilizou cursos de coleta de sementes e produção sustentável de açaí para as comunidades locais incentivando as melhores práticas de manejo sustentável da floresta.

Também foram construídos viveiros para recuperar áreas degradadas com o plantio de espécies que incentivem a coleta de sementes.

Ações sociais e educacionais também são bastante efetivas na região como construção de escola para a comunidade, além da estruturação de aviário, tanques para piscicultura e apiário, que servem como fonte de renda para seus criadores.

Todas essas atividades foram realizados em parceria com universidades locais para entender a realidade social das comunidades ribeirinhas residentes na área do projeto.

Investindo na promoção de diferentes cursos e fornecendo estrutura, a comunidade é capacitada para  diferentes alternativas de geração de renda, fomento do comércio local e desenvolvimento regional!

                                  

Programa Evento Neutro

O Ecomapuá é apenas um dos projetos socioambientais certificados apoiados pelo programa Evento Neutro, programa voluntário de responsabilidade socioambiental para marcas, negócios e instituições.

As organizações participantes recebem o selo Evento Neutro por assumir o compromisso de quantificar e compensar as emissões de CO2 que não puderam ser evitadas durante seu evento através da aquisição de créditos de carbono.  Sejam eles, shows, conferências, jogos, corridas ou feiras de negócios.

Ao longo dos anos, além de projetos florestais, o programa já apoiou diversos projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas e tecnologia limpa.