Londres desenvolve pavimento gerador de energia

Uma rua em Londres está prestes a ficar muito mais inteligente graças à uma tecnologia inovadora da Pavegen. A Bird Street, no coração do West End de Londres, promete uma experiência de compras e refeições sem trânsito em um ambiente que mostrará o que há de mais recente em tecnologias sustentáveis.

O ponto mais importante da rua é uma sequência de 10 m² de um plaza gerador de energia. O plaza foi desenvolvido com uma tecnologia que permite que gere energia apenas com o caminhar das pessoas. A pressão dos passos dos pedestres faz com que geradores no piso se desloquem verticalmente. A indução eletromagnética cria energia cinética que é então usada para energizar dispositivos. No caso da rua Bird — como o nome sugere — o passeio carrega sons de cantos de pássaros no ambiente e a iluminação.

O caminho é equipado com tecnologia que permite gerar energia por meio da caminhada dos pedestres. A indução eletromagnética cria uma energia cinética que pode ser usada para alimentar dispositivos.

A rua conta com tecnologias sustentáveis ​​inovadoras, como bancadas ClearAir da Airlabs, que limpam o ar ao redor. As superfícies também são cobertas com tinta de Airlite, que purifica o ar de gases e bactérias. Além disso, terá transmissores Bluetooth Low-Energy para oferecer incentivos para o uso do sistema Pavegen por meio de aplicativos de marca.

Tecnologias como a desse passeio são só um exemplo das inovações de geração de energia em pequena escala. Outras peças de tecnologia sendo desenvolvidas atualmente podem obter energia até mesmo a partir do calor do seu corpo. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia também desenvolveram um tecido que pode armazenar energia tanto da luz do Sol quanto do movimento, da mesma maneira que o caminhar das pessoas gera energia nos passeios da rua Bird.

Soluções inovadoras como essa ajudarão a mudarmos o jogo contra a mudança climática. Embora poder carregar seu celular com a energia armazenada na sua camisa não seja parte significativa da demanda da rede energética, é com esse tipo de pensamento que podemos inspirar mudanças maiores no consumo e geração de eletricidade.

Fonte: Smart Citye