Carro elétrico ‘reabastece’ enquanto está em movimento

A fabricante de automóveis japonesa Toyota está desenvolvendo um carro elétrico capaz de se auto-carregar enquanto está em movimento.

A gigante nipônica revelou recentemente que está trabalhando em um modelo experimental do Prius com células solares de alta capacidade instaladas no capô e teto do veículo para captar energia.

O protótipo é completamente diferente de outros modelos elétricos, uma vez que eles utilizam painéis solares para “adornar” carros híbridos, sendo úteis apenas para suprir a energia dos vidros e travas elétricas, por exemplo.

A Toyota começou a trabalhar com carros equipados com painéis solares há sete anos. O primeiro protótipo podia gerar 180 W de potência: o atual pode produzir cerca de 860 W.

Com o auxílio da empresa de tecnologia Sharp, as células solares do Prius híbrido foram capazes de melhorar e aumentar sua eficiência para atingir um total de 45 km por dia usando apenas a energia da bateria.

Há uma expectativa de que novos testes sejam conduzidos nos próximos meses no Japão. Caso os resultados esperados sejam alcançados, este modelo poderá em breve ser comercializado em todo o mundo. A previsão mais modesta é que isso aconteça a partir de 2023.

Fonte: The Greenest Post