Manchas de óleo aparecem nas praias cearenses de Canoa Quebrada, Cumbuco e Icaraí de Amontada

Vestígios de petróleo cru voltaram a aparecer em Canoa Quebrada, na cidade de Aracati, uma das praias cearenses mais visitadas por turistas cearenses, brasileiros e estrangeiros. A poluição já havia atingido a praia em 24 de outubro e foi limpa em uma força-tarefa envolvendo voluntários, servidores municipais e do estado.

A mancha de óleo atingiu nesta terça-feira (5), pela primeira vez, a praia de Icaraí de Amontada, na região Norte do Ceará. Moradores do local informaram que uma equipe da Polícia Militar esteve na praia para coletar o material.

No mesmo dia, as primeiras manchas surgiram no Cumbuco, em Caucaia; e novas quantidades surgiram novamente em Majorlândia, nesta quarta (6). Os quatro locais são conhecidos pontos turísticos do litoral cearense. Além do Ceará, a mancha afeta mais de 200 localidades de todos os estados do Nordeste brasileiro.

No mais recente boletim do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgado na terça-feira, 22 localidades no Ceará foram afetadas pelo material, desde o início de setembro. No mesmo período, 44 tartarugas foram encontradas mortas nas praias cearenses, 11 delas com vestígios de óleo.

Limpeza das praias

De acordo com Fátima do Carmo, superintendente das Praias de Aracati, o material que vem aparecendo nesta quarta chega à areia fragmentado. “Quando está dentro do mar, é muito difícil tirar. Tanto ela pode aportar nas praias como pode ser levada para outras praias, como Icapuí e Fortim. Pode chegar muito mais, por isso estamos atentos e monitorando”, informa.

O monitoramento das praias conta com a ajuda de pescadores, bugueiros e de rondas da Guarda Municipal de Aracati. “Cada vez que uma nova mancha chega, a gente mobiliza os nossos servidores e voluntários, corre pra praia e retira”, conta Fátima. Só ontem, foram removidos cerca de 100 quilos de óleo. Segundo a superintendente, o material não reaparecia desde o dia 27 de outubro.

No Cumbuco, o material foi encontrado por moradores no início da manhã, e órgãos da Prefeitura de Caucaia e do Governo do Estado enviaram equipes para fazer a limpeza do material. Uma tartaruga morta com manchas de óleo foi encontrada no local.

Conforme a Capitania dos Portos do Ceará, seis equipes da Marinha percorrem os 573 km do litoral, diariamente, três vezes ao dia. As manchas de óleo, identificadas como petróleo cru, surgiram no litoral nordestino no fim de agosto. O Governo Federal investiga a origem do material para punir os responsáveis.

Fonte: G1