Cientistas identificam quantas árvores plantar e onde plantá-las para impedir a crise climática.

Cerca de 0,9 bilhão de hectares de terra em todo o mundo seriam adequados para o reflorestamento, o que poderia capturar dois terços das emissões de carbono produzidas pelo homem.

O Crowther Lab da ETH Zurich publicou um estudo na revista Science que mostra que este seria o método mais eficaz para combater as mudanças climáticas. Foram investigadas também soluções baseadas na natureza para as mudanças climáticas. Pesquisadores mostraram pela primeira vez onde no mundo novas árvores poderiam crescer e quanto carbono elas armazenariam.

O autor principal do estudo e pós-doutorado no Crowther Lab, Jean-François Bastin, explica: “Um aspecto foi de particular importância para nós ao fazer os cálculos: excluímos cidades ou
áreas agrícolas do potencial total de restauração, pois essas áreas são necessárias para a vida humana.”

Os pesquisadores calcularam que, nas atuais condições climáticas, as terras do planeta poderiam suportar 4,4 bilhões de hectares de cobertura contínua de árvores. Isso é 1,6 bilhão a mais do que os 2,8 bilhões de hectares atualmente existentes. Desses 1,6 bilhão de hectares, 0,9 bilhão de hectares atendem ao critério de não ser utilizado pelo homem. Isso significa que atualmente existe uma área do tamanho dos EUA disponível para restauração de árvores. Uma vez maduras, essas novas florestas poderão armazenar 205 bilhões de toneladas de carbono: cerca de dois terços das 300 bilhões de toneladas de carbono liberadas na atmosfera como resultado da atividade humana desde a Revolução Industrial.

De acordo com o professor Thomas Crowther, co-autor do estudo e fundador do Crowther Lab no ETH Zurich: “Todos sabíamos que a restauração de florestas poderia ter um papel importante no combate às mudanças climáticas, mas não sabíamos realmente o tamanho do impacto. seria. Nosso estudo mostra claramente que a restauração florestal é a melhor solução de mudança climática disponível atualmente. Mas devemos agir rapidamente, pois novas florestas levarão décadas para amadurecer e atingir todo o seu potencial como fonte de armazenamento natural de carbono. ”

O estudo também mostra quais partes do mundo são mais adequadas para a restauração florestal. O maior potencial pode ser encontrado em apenas seis países: Rússia (151 milhões de hectares); os EUA (103 milhões de hectares); Canadá (78,4 milhões de hectares); Austrália (58 milhões de hectares); Brasil (49,7 milhões de hectares); e China (40,2 milhões de hectares).

Muitos modelos climáticos atuais estão errados ao esperar que as mudanças climáticas aumentem a cobertura global das árvores, alerta o estudo. Ele conclui que é provável que haja um aumento na área das florestas boreais do norte em regiões como a Sibéria, mas a cobertura de árvores em média é de apenas 30 a 40%. Esses ganhos seriam superados pelas perdas sofridas em densas florestas tropicais, que normalmente têm 90 a 100% por cento de cobertura de árvores.

Uma ferramenta no site da Crowther Lab permite que os usuários olhem para qualquer ponto do mundo e descubram quantas árvores poderiam crescer lá e quanto carbono armazenariam. Também oferece listas de organizações de restauração florestal. O Crowther Lab também estará presente no Scientifica deste ano (site disponível apenas em alemão) para mostrar a nova ferramenta aos visitantes.

 

Fonte: GNN