Província canadense dependente de petróleo lança nova fazenda solar no próximo ano – uma das maiores do mundo

Em breve, o Canadá receberá o maior projeto operacional de energia solar do país – e também será considerado “um dos maiores do mundo”.

Em agosto, a Greengate Power Corporation recebeu aprovação da Alberta Utilities Commission (AUC) para construir e operar seu projeto Travers Solar, de US $ 500 milhões, com uma capacidade total de geração de 400 MW.

A empresa agora espera começar a construção do projeto em algum momento durante o primeiro semestre de 2020, com operações comerciais completas direcionadas para 2021.

A Greengate é uma empresa canadense líder em setor de energia renovável, com sede em Calgary. Desde 2007, a Greengate desenvolveu com sucesso perto de 600 MW de projetos de energia eólica em operação – ou quase em operação – em Alberta e Ontário, incluindo o Projeto Eólico Blackspring Ridge, de 300 MW, que atualmente é o maior projeto de energia eólica em operação no Canadá.

Esses projetos representam bem mais de US $ 1 bilhão em investimentos e fornecem uma fonte limpa de energia para mais de 250.000 residências. Atualmente, a Greengate está buscando o desenvolvimento de cerca de 1.000 MW de novos projetos de energia solar e eólica, à medida que continua a crescer como produtora líder de mercado de energia limpa e renovável.

Em perspectiva, as duas maiores instalações de energia solar atualmente em operação no Canadá mantêm uma capacidade de cerca de 100 MW. Como Alberta calcula a média de cerca de 300 dias de luz solar por ano, o projeto Travers Solar deve abastecer 110.000 casas e compensar 472 toneladas de emissões de gases de efeito estufa a cada ano.

O projeto utilizará cerca de 2,5 milhões de módulos fotovoltaicos em 4.700 acres (1.900 hectares) de terra no Condado de Vulcan, Alberta.

A CUA conduziu uma extensa revisão do projeto e constatou que sua aprovação é de interesse público, considerando seus efeitos sociais, econômicos e ambientais, particularmente de acordo com a Lei Hídrica e Elétrica de Alberta.

“Estamos muito satisfeitos por termos recebido a aprovação do que esperamos ser o maior projeto de energia solar do Canadá e um dos maiores do mundo”, disse Dan Balaban, Presidente e CEO da Greengate. “Isso continua nosso histórico de sucesso, já tendo desenvolvido alguns dos maiores projetos de energia renovável do país. Prevemos que a Travers Solar trará investimentos significativos, emprego e energia renovável limpa para Alberta, fortalecendo a posição da província como líder global em energia e meio ambiente. ”

Fonte: GNN