Cine Drive In Paradiso recebe os Selos Evento Neutro e Sou Resíduo Zero

Saiba como o evento Cine Drive In Paradiso está neutralizando as emissões de carbono e manejando os resíduos gerados durante o evento!

Conheça o evento

No sábado dia 01/08/2020 a cidade de São Paulo inaugurou mais um espaço para que se possa assistir cinema de dentro do carro. O Cine Drive In Paradiso tem o diferencial de oferecer programação gratuita e totalmente nacional. E ainda conta com ações sustentáveis como a adesão aos programas Evento Neutro e Sou Resíduo Zero!

O Cine Drive in Paradiso ocupa o estacionamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na região do parque do Ibirapuera, até o dia 23/08/2020. A iniciativa filantrópica é do Instituto Olga Rabinovich, com correalização da Secretaria Municipal de Cultura e da Spcine, parceria do Cine Autorama e apoio da Alesp.

O projeto tem curadoria de Marina Person e exibe três sessões aos sábados e três ao domingos, com programação integralmente composta por filmes brasileiros. 

Serão disponibilizados 100 ingressos (carros) por sessão e para garantir os ingressos, é necessário reservá-los com antecedência na plataforma sympla. Caso não se consigam ingressos online, é possível ir até o local com meia hora de antecedência para conseguir ocupar o espaço daqueles que pegaram o ingresso, mas não compareceram. 

No primeiro domingo, será exibida a animação infantil “As Aventuras do Avião Vermelho”, a biografia musical “Elis” e ainda a comédia “De Pernas pro Ar 3” e os destaques são o longa “Café com Canela” (2017), com o ex-BBB e ator Babu Santana no elenco, e “Meu Nome É Bagdá” (2019), longa de Caru Alves de Souza, premiado no Festival de Berlim. Ao longo do mês, serão exibidos outros sucessos do cinema nacional, como os clássicos “Central do Brasil”, e “A Hora da Estrela”.

Antes de cada longa, serão exibidos curtas-metragens produzidos por cineastas da periferia de São Paulo e as obras são fruto do projeto Curta em Casa, ocorrido durante a quarentena. 

No local, o uso de máscaras será obrigatório e todos os ocupantes do veículo terão a temperatura aferida. A leitura dos ingressos será realizada à distância, através de leitores ópticos, a fim de que o público não tenha contato com a equipe de produção.

Quais são os cuidados para retomada de eventos saudáveis e sustentáveis?

E quais foram as ações sustentáveis adotadas pelo Cine Drive In Paradiso?

O termo sustentabilidade tem estado presente em praticamente todos os aspectos da nossa vida e acabamos por adotar algumas práticas sustentáveis.

Isso não é diferente com o mundo empresarial. Muitas corporações têm o desejo de incorporar a sustentabilidade em suas gestões, dando origem a uma produção e consumo mais consciente e harmonioso com o ambiente.

Infelizmente, se posicionar em relação às mudanças climáticas não tem sido uma prática comum entre as empresas brasileiras, mas existem aquelas que o fazem, tornam-se pioneiras e assumem novos papéis frente aos consumidores.

O Selo Evento Neutro

O Cine Drive In Paradiso recebeu o Selo Evento Neutro assumindo o compromisso de quantificar e compensar todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes da montagem, realização e desmontagem do evento através do apoio financeiro à projetos ambientais brasileiros certificados. O projeto apoiado dessa vez foi o Ecomapuá.

Carbono Zero - O que é a neutralização de carbono em eventos?
Ficou interessado e quer saber mais? Veja esta matéria!

O Projeto Ecomapuá

Localizado a 30 horas de barco da capital Belém/PA, o projeto Ecomapuá tem elevada importância na conservação da Amazônia paraense. Com cerca de 90.000 hectares na Ilha de Marajó, na jusante do Rio Amazonas, a área é considerada de prioridade “extremamente alta” pelo Ministério do Meio Ambiente.

Com o projeto, a extração de recursos madeireiros foi proibida, reduzindo assim uma das principais causas do desmatamento da região. Além de conservar a rica biodiversidade da Amazônia, o projeto tem como objetivo encontrar alternativas de geração de renda para as comunidades locais e também contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Hoje, mais de 100 famílias residem na área do projeto, e dependem dos recursos naturais da floresta para sobreviver. Para contribuir com o desenvolvimento da região, o projeto promove cursos nas comunidades locais para ensinar novas formas de subsistência e gerar fontes de renda.

As diversas atividades florestais desenvolvidas incluem prestação de serviços ambientais, produção de óleos vegetais e de geração de energia renovável (todas atividades geradoras de créditos de carbono), além de atividades de reflorestamento, manejo de baixo impacto, geração de ativos ambientais.

Eventos sustentáveis: 11 questões essenciais

 

O Selo Sou Resíduo Zero

Um dos impactos ambientais mais visíveis gerados por eventos de qualquer porte é a geração de resíduos. Para minimizar este impacto, o evento fará, também, a gestão inteligente dos resíduos através do programa Sou Resíduo Zero com ações de triagem e separação dos resíduos para a reciclagem e reuso.

Foram instaladas lixeiras identificadas por todo o local e, além disso, todos os participantes do evento recebem uma sacolinha que entregam aos nossos colaboradores ao final de cada sessão para que seja feita a triagem posteriormente pelos nossos colaboradores especializados. Esse procedimento é realizado com todas as medidas de segurança necessárias para a prevenção e manutenção da saúde de todos no combate ao novo coronavírus. 

Imagem: tambores instalados no local do evento. 

Todo o processo será monitorado e medido para que seja conhecido e divulgado o percentual de resíduos que serão desviados do aterro sanitário.

As ações propostas seguem a Norma ISO 20121 de eventos sustentáveis. 

Ficou interessado e quer saber mais como funciona uma operação de gestão sustentável de resíduos? Clique aqui!

Sobre a ECCAPLAN

A Eccaplan é uma consultoria de sustentabilidade focada no desenvolvimento e implementação de práticas socioambientais inovadoras, como os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa CO2 Neutro e Evento Neutro, o programa de gestão de resíduos Sou Resíduo Zero, além de outros produtos e serviços que ajudam organizações a por em prática ações para o desenvolvimento sustentável.

 

Quer realizar um evento sustentável? Veja um passo a passo de como produzir um evento sustentável e as ações que não podem faltar no seu evento!

Agora se quiser se aprofundar mesmo baixe nosso E-book Gratuito Eventos Sustentáveis: Um guia Completo!