TAG Produções Especiais se compromete em realizar a neutralização de carbono

Com o objetivo de tornar as entregas mais especiais ainda, a TAG Produções Especiais busca compensar as emissões de CO2 em parceria com a Eccaplan desde 2019, quando neutralizou 4.998kg de CO2, apoiando o projeto ambiental Reserva Florestal Ecomapuá. E no ano de 2020 não foi diferente.

A TAG Produções Especiais é uma agência focada em produções especiais dentro do universo do marketing promocional. O motivo das entregas se tornarem especiais vem do processo criativo e de uma pré-produção extremamente detalhista. Neste processo desenvolvem sempre uma estratégia focada, no que chamam de Imprint, criam situações focadas nos objetivos do cliente que tragam residuais duradouros para o público alvo. Criam, planejam, produzem. Mas todas as entregas, são acompanhadas de uma TAG. A TAG do valor agregado, do detalhe, a TAG que faz a diferença, simplesmente por que não querem criar o passageiro. querem criar uma memória.

A empresa possui uma gama de clientes que consideram um diferencial a participação no projeto:

“Essa compensação de emissão é o caminho natural de qualquer empresa ou governo engajado na luta contra o aquecimento global.”

TAG Produções Especiais

Com a implementação do projeto, o cliente fica ciente acerca da compensação de carbono logo no primeiro contato, e ao visitar o site e redes sociais. Clientes e fornecedores são influenciados e incentivados a entrar no projeto, para também terem a possibilidade de fazer sua parte na sustentabilidade.

Neutralização de carbono e selo CO2 Neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

Entre os principais impactos para o meio ambiente, quando falamos de emissão de CO2, podemos citar:

“O CO2 retém calor nas camadas mais baixas da atmosfera, desequilibrando o clima e aumentando as médias de temperatura.  A principal consequência é que o CO2 diminui o pH da água”.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

A TAG realizou o inventário de emissões de GEE de 2020, que foi feito com a ferramenta do Programa Brasileira GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces.

Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões através do programa GHG Protocol. Depois de conhecer seu impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Assim, todas as emissões de carbono emitidas são compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono em projetos, como o projeto Salto Pilão Hydropower Plant Project. Dessa forma, a TAG conquistou o selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, por compensar cerca de 104 kg de CO2 e neutralizados 1.000kg de CO2.

Projeto REDD + Maísa

Localizado no centro de endemismo de Belém, no Pará, região de grande importância para a biodiversidade Amazônica, o Projeto REDD+ Maísa visa promover a conservação e a valoração da floresta através dos seus usos múltiplos.

O contexto histórico da região é marcado por altas taxas de desmatamento, fato que reforça a importância das estratégias do projeto, que envolvem a melhoria dos processos de monitoramento da área, proporcionando a proteção das espécies em perigo crítico de extinção, como o Chiropotes satanas (Cuxiú-preto), além de promover atividades agrícolas e extrativistas.

O projeto REDD+ Maisa contempla 2 dos 17 objetivos da ONU, sendo eles:

ODS 13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

ODS 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Qual a importância de fazer a compensação ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.

No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.

Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.

Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo!

Saiba mais sobre a Eccaplan

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.