O eCycle realiza desde 2014 a neutralização de carbono de suas atividades, com apoio a projetos ambientais certificados

 A empresa possui o Selo CO2 Neutro, além de fazer parte do programa Frete Neutro e realizar o inventário de emissões de 2020.

O eCycle acredita na capacidade das pessoas e empresas para, na dinâmica de suas relações, promoverem alternativas e adotarem escolhas que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, alcançável através do desenvolvimento de um padrão de consumo – legítimo anseio de todo ser humano – de maior qualidade, sobretudo através de práticas que contribuam para a uma conduta ambientalmente responsável.

A marca se originou no interesse pelas relações de consumo desenvolvidas entre indivíduos e empresas, sejam fabricantes de produtos ou prestadoras de serviços, e seus efeitos sobre a sociedade e o meio ambiente. 

Desde 2014, o eCycle realiza a neutralização de carbono, com apoio a projetos ambientais certificados. Em 8 anos de parceria da eCycle com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, foram neutralizados mais de 22,3 toneladas de CO2, apenas por meio do Programa Frete Neutro, e um total de mais de 48 toneladas de CO2, com apoio a projetos de preservação florestal e energia renovável.

“Essa iniciativa reforça o nosso comprometimento com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente no nosso país. Esse é mais um esforço que fazemos localmente para incentivar as iniciativas que impactam positivamente nossa comunidade. É muito gratificante poder apoiar e fomentar esse tipo de ação, que promove a conscientização e engajamento de toda a equipe, parceiros e clientes”.

Onofre de Araújo Neto, presidente do eCycle

Pensando nisso, há 7 anos adquiriu o Selo CO2 Neutro, se comprometendo com o meio ambiente, buscando evitar, quantificar e compensar as emissões de carbono. Além disso, em parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, foi realizada a quantificação das emissões de carbono de 2020, realizando o inventário de emissões do último ano.

A eCycle apoia dois projetos ambientais, o projeto Florestal Santa Maria – REDD+ e o projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão.

Projetos Ambientais Apoiados

O projeto Florestal Santa Maria – REDD+, situado no norte do estado do Mato Grosso, dentro da área compreendida como Amazônia Legal, ocupando uma área de 71.713,9590 hectares de floresta nativa, no município de Colniza, margem direita do rio Aripuanã.

O projeto preserva o rio Aripuanã por meio da conservação da floresta evitando erosão e intervenção humana e cria uma barreira natural contra incêndios protegendo a fauna e flora local. Além disso, o Florestal Santa Maria, contribui socialmente para a região com 330 postos de trabalhos, curso de formação e melhoria nos serviços de saúde e educação da comunidade local.

E o projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão, localizada no leito do rio Itajaí-Açu em uma área topográfica benéfica, não há necessidade de um grande reservatório de água para operar a usina. Assim, impactos negativos ao meio ambiente são evitados. Também não há necessidade de realocar população local, o que muitas vezes é necessário com usinas hidrelétricas com reservatórios maiores.

Com sua implantação, foi garantida a geração de energia renovável, reduzindo a demanda do sistema elétrico nacional, evitando impactos negativos como a utilização de usinas termelétricas a combustível fóssil. O projeto promove a economia regional, aumentando a qualidade de vida das comunidades locais.

Neutralização de carbono e Selo CO2 Neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

A eCycle realizou o inventário de emissões de GEE de 2020, que foi feito com a ferramenta do Programa Brasileira GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces.

Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões através do programa GHG Protocol. Depois de conhecer seu impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Assim, todas as emissões de carbono emitidas são compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono em projetos, como a Florestal Santa Maria – REDD+ e o Projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão, projetos apoiados pela empresa.

Dessa forma, a eCycle conquistou o selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, por compensar cerca de 11.416  kg de CO2, e neutralizar 12.000 kg de CO2 das suas emissões geradas. Sendo que 2.207 kg de CO2 já foram neutralizados ao longo do ano pelo Frete Neutro

Qual a importância de fazer a compensação ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.

No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.

Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.

Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo!

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Carbono Zero