Ações de ESG e o acesso ao Crédito

Projetos que reduzem emissões de CO2 facilitam o acesso a linhas de créditos mais atrativas.

Já abordamos a ESG como Vantagem Competitiva para o seu negócio e  como funciona o investimento sustentável e o impacto das emissões de carbono nos negócios.

Mas ações de ESG e de redução das emissões de CO2, vão além de contribuições ambientais, é possível através dessas práticas conseguir créditos financeiros.

Impulsione seu acesso ao crédito. 

Na busca global  por uma economia inclusiva e baseada em ideais de sustentabilidade, a adoção de critérios ESG por empresas sinaliza sintonia com as demandas externas e pode facilitar o acesso ao crédito.

Com o movimento das instituições financeiras para absorção da agenda ESG tanto como critérios para o acesso ao crédito quanto internamente, na própria organização, podem se formar novos horizontes de atuação empresarial, em conjunto com o setor financeiro. Empresas que avançarem nesse sentido estarão à frente de suas concorrentes. 

Crescem ações do sistema bancário que beneficiam empresas comprometidas com a agenda ESG, como os linked loans. O engajamento de companhias com essa agenda tornou-se foco de benefícios nas associações e negociações com o setor bancário. 

Projetos Sustentáveis

Processos que contribuem para a preservação do meio ambiente podem aumentar o lucro

Investir em itens ecologicamente sustentáveis e processos produtivos mais limpos deixou de ser um luxo para se tornar necessidade nos negócios. O empreendedor consciente vê hoje oportunidades de crescimento na preservação dos recursos naturais. Ao buscar reduzir seus impactos no planeta, as empresas criam novos mercados e agregam valor aos seus produtos e a sua marca.

Crédito para projetos que contribuem para a preservação do meio ambiente

Investir em projetos ecologicamente sustentáveis e processos produtivos mais limpos deixou de ser um luxo para se tornar necessidade nos negócios. O empreendedor consciente vê hoje oportunidades de crescimento e de redução de despesas. Ao buscar reduzir seus impactos no planeta, as empresas criam novos mercados e agregam valor aos seus produtos e a sua marca.

Conte com o crédito do Desenvolve SP para soluções sustentáveis e de eficiência energética. Queremos conhecer o seu projeto

Linha ESG

Financia projetos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa, a geração de energias renováveis e a eficiência energética. Por meio de práticas sustentáveis e que minimizam o impacto da atividade produtiva no meio ambiente, como redução de consumo de energia, troca de combustíveis fósseis por renováveis, ou ainda com investimentos em reflorestamento e preservação dos recursos naturais.

Abaixo itens financiáveis pela Linha Economia Verde:

Área

Itens Financiáveis

Agroindústria

Substituição ou adaptação de equipamentos movidos a diesel por biodiesel

Substituição ou adaptação de equipamentos movidos a gasolina por etanol

Substituição ou adaptação de equipamentos movidos a óleo por gás natural

Substituição ou adaptação de equipamentos movidos a GLP por biogás

Relocalização de unidades de processamento para áreas próximas à produção

Instalação de biodigestores para tratamento de resíduos que realizem o aproveitamento energético.

Mudança de combustíveis

Substituição de fontes de energia não renováveis por fontes renováveis

Substituição dos combustíveis: carvão por gás natural; carvão por óleo; óleo por eletricidade; óleo por gás natural.

Saneamento, tratamento e aproveitamento de resíduos

Geração de energia elétrica ou térmica com biogás de aterro

Adaptação de sistemas de tratamento de esgoto para processos anaeróbios com recuperação e queima do metano

Instalação de centrais de reciclagem de resíduos.

Energias renováveis

Compra e instalação de equipamentos para produção de energia renovável: placas solares, aerogeradores, caldeiras a biomassa, equipamentos para pequena central hidrelétrica, biogás de aterro e outros.

Eficiência energética

Redução de perdas na produção e transmissão de energia elétrica; isolamento de tubulações; sistemas de recuperação de calor; instalação de equipamentos que reduzam o consumo energético; melhoria de sistema de iluminação e refrigeração.

Transporte

Troca de combustível fóssil para combustível mais limpo para transportes públicos e privados: gás natural, biodiesel, etanol, eletricidade, outros; renovação de frota de caminhões e utilitários; troca de combustível da frota de ônibus de diesel para biodiesel, etanol ou elétrico; serviços de gestão, consultoria e auditoria destinados à comprovação do abastecimento de veículos com combustível mais limpo.

Processos Industriais

Equipamentos e modos de produção que reduzam o uso e a geração de CFCs, HFCs, HCFCs, PFCs, SF6;

Retrofit de equipamentos de refrigeração, substituição de gases na produção, redução de perdas.

Recuperação florestal em áreas urbanas e rurais

Criação e recuperação de áreas verdes por aflorestamento ou reflorestamento com espécies nativas; recomposição de matas ciliares e nascentes com espécies nativas

Reflorestamentos para compensação de emissões.

Manejo de resíduos

Queima de biogás em aterros; geração de energia a partir de resíduos; combustão de resíduos orgânicos; gaseificação de resíduos; aeração de aterro; redução de geração de resíduos na fonte; tratamento de esgoto doméstico, industrial e de resíduos rurais; compostagem para produção de adubo; reciclagem.

Na Construção Civil

Edificações com parâmetros de construção civil sustentável – reuso de água, eficiência energética; retrofit de edifícios existentes.

Outros

Elaboração de inventário de emissão de gases de efeito estufa.

Elaboração de Projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL)

Como a Eccaplan pode te ajudar

Realizamos Inventários de Emissões utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

A Eccaplan aplica a metodologia do GHG Protocol (The Greenhouse Gas Protocol – A Corporate Accounting and Reporting Standard) em seus inventários de emissões.

A ECCAPLAN também realiza Relatórios de Sustentabilidade com o objetivo de auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa de Gestão de Resíduos Sou Resíduo Zero, Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental Empresas, produtos, shows, feiras, eventos corporativos, entre outros.

Através do apoio à Projetos Ambientais e Sociais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Saiba como se inserir no Mercado de Carbono com nossas soluções sustentáveis, entre em contato.

Conheça mais sobre a Neutralização de Carbono

Assista a vídeo e entenda mais sobre a Neutralização de Carbono.

Conteúdo:

Me Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fontes:

DESENVOLVE SP <https://www.desenvolvesp.com.br/empresas/opcoes-de-credito/projetos-sustentaveis/>

FIRJAN. Critérios e métricas ESG para a indústria / Firjan. – Rio de Janeiro: [s.n.], 2021. 36 p. : il., color>

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores