Eccaplan participa do lançamento do Plano de Ação da Agenda 2030

No sábado (12/03), a Prefeitura de São Paulo realizou, no Parque Augusta – Bruno Covas, o evento de lançamento do Plano de Ação para Implementação da Agenda 2030, compromisso com o desenvolvimento sustentável reconhecido pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas, incluindo o Brasil. 

O evento foi liderado pela secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e contou também com a celebração do título “São Paulo Capital Verde Ibero-Americana 2022”, concedido pela União de Cidades Capitais (UCCI). O evento contou com diversas atrações, como apresentações musicais e a realização de quatro Mesas Temáticas de temas variados. 

A Eccaplan, participou da primeira Mesa Temática do dia, que foi sobre SP Sustentável e tratou das ações que correspondem ao tema no Plano de Ação e contemplam respostas imediatas às demandas locais e globais, zelando pelas gerações futuras e posicionando São Paulo mundialmente na vanguarda da promoção da sustentabilidade e qualidade ambiental.

A Mesa Temática contou com a presença de Marina Teles como representante da Eccaplan, Vivian Prado de Oliveira, Diretora da Divisão de informações Ambientais da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Laura Lúcia Vieira Ceneviva, Coordenadora do Núcleo de Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e Carlos Fernandes, Secretário-Executivo de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal das Relações Internacionais.

Sobre a comissão municipal para o Desenvolvimento Sustentável

Para cumprir com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), todos os 193 países das Nações Unidas tem um grande trabalho a ser trilhado. O Brasil também tem um papel importante a desempenhar na promoção dessa Agenda e para que isso ocorra com participação mais eficiente da comunidade foi criada a Comissão Municipal ODS, que é um órgão colegiado para internalizar, difundir e dar transparência a implementação das ações ligadas às ODSs e da Agenda 2030

Marina Teles, Consultora Ambiental, comenta sobre o evento

A Comissão Municipal dos ODSs exalta o pioneirismo da cidade de São Paulo em diversas frentes. Os ODSs como diretrizes para as políticas públicas do município com a participação e engajamento do terceiro setor e setor privado deixa a cidade cada vez mais perto do desenvolvimento sustentável.

Ao estabelecer as metas da Agenda 2030 e o Plano de Ação cria-se um ambiente mais propício para ações ambientais e sociais. Os indicadores que serão monitorados são instrumentos poderosos para medir o andamento de tantos compromissos importantes que foram definidos durante todo o primeiro biênio da comissão. 

Os desafios são gigantescos e todos devemos nos mobilizar para que sejam superados. As mudanças climáticas já estão presentes na realidade da cidade de São Paulo. A mobilização pela redução das emissões de poluentes, gerenciamento adequado de resíduos, agricultura sustentável e tantos outros temas importantíssimos levantados na Agenda 2030, no Plano de Ação e nos próprios ODSs é urgente.

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Carbono Zero

Fontes: Prefeitura da Cidade de SP

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores