O que levar em conta na Neutralização de Carbono da sua Empresa?

Elementos de um caminho melhor a seguir

Dadas essas limitações, como aproveitamos o impulso criado pelo net-zero enquanto desenvolvemos um conjunto mais robusto de soluções?

Estabeleça definições/padrões consistentes: As metas de emissões carbono neutro devem levar em conta todos os GEEs, abrangendo todo o escopo das atividades.

Diferenciar compensações de carbono de redução de emissões nos seus relatórios: As compensações de carbono não podem substituir ou adiar o tratamento das emissões. As empresas devem relatar separadamente suas reduções de emissões e suas compensações.

Aplicar mecanismos robustos de verificação: com Inventários auditados de recursos de compensação de carbono que apoiam projetos ambientais certificados, que podem ser verificados e monitorados ao longo do tempo. A Eccaplan elabora Relatório de Emissões, com Validade e Confiança, apoia padrões específicos de compensação de carbono, que garantem transparência e qualidade na criação, quantificação e verificação de projetos de compensação. Esses padrões exigem que as compensações sejam reais, adicionais (ou seja, não teriam acontecido em um cenário “business as usual”), permanentes, quantificáveis, nunca contados ou vendidos duas vezes e verificados independentemente. Atualmente utilizamos apenas os padrões ACR, CCB, CFS (Carbon Fair Standard), GS, MDL, SC e VCS.

As empresas devem buscar uma visão mais multidimensional da sustentabilidade na prática da sua gestão: colocar em prática o suporte financeiro, operacional, tecnológica, comportamental e cultural para viabilizar as ações transformadoras necessárias. Além de considerar a sustentabilidade além da dimensão única das emissões de carbono, para incluir todos os fatores relevantes , incluindo outras emissões de GEE, diversidade de espécies, qualidade do ar e da água e preservação da natureza. Por exemplo, um dos projetos ambientais apoiados pela Eccaplan, é o Vale do Jari

Um projeto de Preservação Florestal, REDD+no Bioma da Amazônia, no Vale do Jari ocorrem diversas atividades produtivas, que vão desde o manejo florestal até a agricultura sustentável e o extrativismo de produtos florestais. Trata-se de uma região de grande importância social e ambiental que está constantemente ameaçada pela atividade humana. É nessa região e contexto que estão localizadas as propriedades do Grupo Jari, o que as tornam de grande importância regional. O Projeto REDD+ Vale do Jari contempla 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, atualmente estamos com mais de 900 clientes apoiando esse projeto.

Saiba como você pode contribuir.

Desenvolva uma estratégia comportamental: entenda a economia comportamental da descarbonização e coloque em prática os empurrões, paus e chutes certos para incentivar os comportamentos humanos desejados.

Garanta uma economia sustentável para descarbonização e compensações.

Espera-se que a economia do carbono mude com o tempo, à medida que a demanda por compensações e insumos sustentáveis ​​crie novos preços e as empresas incorporem esses objetivos promessas e projeções.

As empresas podem desenvolver caminhos de transição: identifique as principais mudanças econômicas, tecnológicas e sociais que devem ser realizadas coletivamente para fornecer a base para que os agentes individuais atinjam suas metas carbono neutro. Coordene e sequencie essas mudanças para permitir mudanças em grande escala.

Acelere a inovação: Acelere o ritmo de descoberta, dimensionamento e adoção de soluções inovadoras por meio de mais financiamento, parcerias públicas e privadas e cooperação internacional. A descarbonização requer soluções melhores e mais econômicas do que temos agora e, portanto, é tanto uma inovação quanto um desafio de execução.


Como a Eccaplan pode te ajudar:

A elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é o primeiro passo para que uma instituição ou empresa possa avaliar como as suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas.

A Eccaplan aplica a metodologia do GHG Protocol (The Greenhouse Gas Protocol – A Corporate Accounting and Reporting Standard) em seus inventários de emissões.

O GHG Protocol foi desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI) em associação com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), além de ter sido resultante de parcerias com empresas, ONGs e governos.

A ECCAPLAN também realiza Relatórios de Sustentabilidade com o objetivo de auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

A empresa recebe o Selo CO2 Neutro e as informações da compensação de carbono, realizada com o apoio a projetos ambientais brasileiros certificados, de preservação florestal e energia renovável.

Além disso, a Eccaplan trabalha com: Gestão Ambiental Estratégica (indicadores e ações sustentáveis em todos os eventos), Liderança, Proteção Ambiental, Desempenho Ambiental, Economia Circular, Gestão de Resíduos, Compostagem e Documentação.

Fiscalize e vá além dos números.  Fique atento antes de realizar um investimento ESG  e tenha certeza de que estes parâmetros estão sendo praticados da maneira correta. 

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato e entenda como podemos te ajudar.

Carbono Zero

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores

Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte: WeForum <Net-zero: the risks and benefits for companies pledging to save the climate>, 28 Feb 2022