Água potável que sai das torneiras brasileiras está cheia de microplástico (e pode fazer mal à saúde), alerta estudo

Fonte: The Greenestpost

Sabe aquele ditado que diz que “tudo que vai, volta”? Os brasileiros – assim como o restante do mundo – já começam a vivê-lo na pele. Levantamento feito pela Orb Media nos cinco continentes do planeta apontou que a água potávelque sai das torneiras de todo o mundo – e é usada para tomar banho, cozinhar e até matar a sede – possui fibras microscópicas de plástico.

As consequências da ingestão constante e diária desse material – seja diretamente ou indiretamente, ao nos alimentarmos de animais que vivem em rios e oceanos – ainda não é 100% conhecida pelos cientistas, mas já preocupa, uma vez que esses fragmentos plásticos possuem componentes químicos, que por sua vez atraem outros contaminantes presentes no ambiente, como pesticidas e metais pesados. Ou seja, em meio à incerteza, uma coisa já é certa: bom não é!

Entre os oito países avaliados, o Brasil ficou em terceiro no ranking dos que possui maior quantidade de microplástico na água potável que sai da torneira – atrás apenas de EUA e Líbano. E o que mais preocupa é que, por aqui, o Ministério da Saúde não possui nenhuma portaria que exija as empresas abastecedoras de água potável, como a Sabesp, por exemplo, a medir e controlar a quantidade de microplástico presente no recurso que fornecem à população.

Diminuir o consumo de plástico – usando menos sacolas descartáveis, canudos, roupas de lã sintética (que liberam microplástico na água a cada lavagem) e até diminuindo o uso do carro (uma vez que o atrito dos pneus com o asfalto também deixa muito microplástico no chão) – ajuda a não piorar o problema, enquanto os cientistas tentam encontrar uma maneira de consertar o estrago que já fizemos ao meio ambiente (e à nossa saúde).

Estamos ingerindo plástico todos os dias e isso não está legal!

 

Vocêconteudo_inventario-de-emissoes_45 sabia que através do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa a instituição ou empresa consegue avaliar como suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas?

Entenda o que é Inventário de Emissões.

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.