Cidadãos de países que poluem muito se importam pouco com o clima

Fonte: GHG Protocol

O Pew Research Center, um think tank americano que faz pesquisas independentes de opinião, publicou na quinta feira, dia 5 de novembro, uma nova pesquisa sobre o que as pessoas pensam a respeito das mudanças climáticas. A pesquisa entrevistou mais de 43 mil pessoas, em 40 países diferentes, incluindo o Brasil.

Os resultados não são muito diferentes do que já sabemos. Países da América Latina e da África são os mais preocupados com o aquecimento global. China e Estados Unidos são os que menos se importam. No Brasil, 90% dos entrevistados disseram que já são afetados pelas mudanças climáticas, e a maioria dos brasileiros considera que a seca é o que mais preocupa na questão ambiental. O que é natural, considerando que o Sudeste e o Nordeste vêm enfrentando fortes condições de seca nos últimos anos.

Mas um dos dados mais interessantes da pesquisa é que ela identificou uma correlação emitir CO2 e se preocupar com aquecimento global: quem mais polui é, também, quem está menos preocupado com o problema, como podemos ver neste (Foto: Pew Research Center) gráfico.

O gráfico não é tão complicado quanto parece. Quanto mais para cima, maior a importância que os cidadãos daquele país dão para a questão climática. Quanto mais para a direita, maior a quantidade de gases de efeito estufa que aquele país está emitindo. Os países com maior emissão por pessoa pesquisados (EUA, Austrália, Canadá) são também os que menos se importam com o problema.

Falando assim, parece óbvio. Se cidadãos se preocupam pouco, eles vão poluir muito. Mas a ordem dos fatores talvez seja o contrário: emitir muito diminui a preocupação dos cidadãos. O caso da China parece exemplificar isso. Nos últimos anos, o país aumentou a emissão de gases de efeito estufa de forma intensa, a ponto de se tornar o maior emissor do mundo em números absolutos. Nesse mesmo período, a preocupação com as mudanças climáticas no país caiu 23 pontos percentuais. Hoje, apenas 18% dos chineses dizem que o clima é um problema sério. Ou seja, ao passar a usufruir de benefícios econômicos de uma economia mais intensa em carbono, os chineses reduziram a preocupação com os impactos ambientais que esse crescimento causa.

Há alguns países fora da curva. Venezuela parece um caso curioso. O país é altamente dependente da exportação do petróleo, emitindo muito mais do que outros latino-americanos, mas mesmo assim aparece como uma nação preocupada com o meio ambiente. Reino Unido também está fora da curva. Os britânicos têm um governo bastante ativo em problemas climáticos, mas seus cidadãos não parecem se preocupar muito com isso.