Conheça os 6 animais amigos da horta

Fonte: Globo Rural

Quem tem um quintal grande e espaçoso em casa, com boa parte de terra, jardins e hortas, sabe também que terá a visita constante de alguns bichinhos, como insetos, percevejos ou joaninhas.

Muitas pessoas saem correndo para matá-los, pensando que esses animais podem ser prejudiciais. Alguns, claro, são, mas em compensação tem muitos que são extremamente benéficos para a produção agrícola caseira. Manter um certo nível desses bichinhos na horta é fundamental.

No entanto, para que a horta seja bem sucedida, é preciso que o hortelão saiba fazer o controle biológico. Alguns bichinhos fazem tão bem para a produção de alimentos que substituem os agrotóxicos, pois combatem seus inimigos naturais (pragas) que atacam os alimentos.

 

Abelha

Uma colmeia não é apenas importante para a produção de mel. As abelhas são extremamente eficazes no processo de polinização, essencial das algumas plantas. Sua importância é tão grande, que alguns apicultores alugam suas criações para agricultores polinizarem suas plantações.

A presença de abelhas indica que há diversidade e que as flores vão se multiplicar. Não as extermine. Agora, se o enxame for muito grande, chame o corpo de bombeiros para uma orientação mais adequada.

 

Joaninha

A joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos, os famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso, sua dieta também inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos.

Uma joaninha é capaz de devorar 200 pulgões em um dia.

 

Aranha

Principais predadoras, as aranhas comem mais pestes e insetos prejudiciais que todos os outros bichos juntos. Portanto, pense duas vezes antes de pisar naquela pequena aranhazinha que resolveu dar uma voltinha em sua plantação.

Claro, tome o maior cuidado quando estiver por perto: as aranhas, para se defender, podem atacar o homem também.

 

Minhoca

Um dos principais fatores de sucesso de uma boa horta, a minhoca cava túneis e buracos que, além de arejar o solo para que as plantas “respirem” melhor, escoa a água da chuva e de irrigação.

A minhoca também despeja suas fezes no solo e colabora na produção do húmus, matéria orgânica que inclui fezes e decomposição de animais e restos orgânicos de plantas. O húmus é essencial para o enriquecimento e fortalecimento do solo.

 

Percevejo

Junto com os escaravelhos, os percevejos constituem o “exército dos mais temidos” das hortas. As pequenas pestes, como pulgões e formigas que se alimentam do caule e das plantas, tendem a fugir do habitat de percevejos. As que ficam são devoradas por eles, que ajudam a manter o controle biológico da horta.

 

Libélula

Conhecida como a ave rapina dos insetos, a libélula está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo importante controle sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais.

Segundo biólogos, elas comem sem parar e, apesar da aparência frágil, são capazes de consumir até 30 moscas em um dia.

É importante que sua horta não esteja localizada em lugares onde habitam grandes predadores da libélula, como grandes aranhas, rãs e sapos.