Engenheiro adapta sistema natural que trata esgoto e devolve aos mananciais uma água residual limpa

Fonte: Razões para Acreditar

Mais um brasileiro se destacando em inovações sustentáveis. O Brasil é rico em ideias brilhantes e muitas vezes simples para tornar nosso dia a a dia mais amigo do ambiente.

É o caso da criação do engenheiro ambiental brasileiro Jonas Rodrigo dos Santos, que adaptou um sistema natural para tratamento de esgotos em áreas rurais, devolvendo aos mananciais uma água residual limpa.

Usada em outros países, essa técnica é capaz de acabar com as contaminações de riachos, córregos e alagados. Basta usar filtragem e raízes de plantas.

Essa técnica foi testada em Capanema, no Paraná, e já deu certo, tanto que até foi premiado pela Agência Nacional de Águas.

Os esgotos domésticos e dejetos animais de uma criação de 12 porcos, que antes eram despejados numa fossa, agora são direcionados para uma pequena central de tratamento natural.

São cinco as fases de limpeza desse processo: Fossa séptica; Tanque de zona de raízes; Filtro de pedras grossas; Filtro de pedra britada; Filtro de pedrisco; e Carvão ativado.

As plantas usadas foram taiobas e bananeiras, que aproveitam tanto os líquidos como a matéria orgânica ainda em suspensão.