Prefeitura do Rio quer zerar emissões de carbono na cidade em 50 anos

Fonte: EBC Brasil

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou hoje, segunda feira, dia 30, que pretende zerar as emissões de gases de efeito estufa na capital fluminense até 2065. Esta e outras metas serão apresentadas pelo prefeito Eduardo Paes a líderes de cidades globais em Paris, durante a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21). A prefeitura pretende tornar o Rio a primeira cidade de um país em desenvolvimento a participar da Carbon Neutral Cities Alliance, iniciativa de redução de emissões que hoje reúne 17 cidades.

O assessor especial do gabinete do prefeito, Rodrigo Rosa, admitiu que chegar a emissão zero de carbono em 50 anos é uma meta ambiciosa, porém factível se o setor privado se unir à causa. “Haverá metas setoriais na área de resíduos, de transportes e urbanismo e meio ambiente e acho que vamos chegar lá”, avaliou. “A prefeitura tem um papel limitado no esforço de descarbonizar toda a economia do Rio de Janeiro e queremos trabalhar junto com as organizações do setor privado para montar um plano em conjunto”.

Na área de saneamento básico, a meta é alcançar 80% das residências da cidade com esgoto encanado e abastecimento de água até 2020. A cobertura vegetal de Mata Atlântica fora de áreas de preservação será aumentada em 40% até 2020, adiantou o secretário.

O principal foco das ações de mitigação de gases de efeito estufa no Rio são os deslocamentos urbanos, responsáveis por 31% do total de emissões na cidade. A prefeitura lançou a meta de expandir a rede cicloviária em 135 quilômetros até 2020 e aumentar os deslocamentos menos poluentes em 80% até 2050. Segundo a prefeitura, a malha cicloviária atual é de cerca de 380km, com 1,5 milhão de viagens de bicicleta diárias.

A otimização da coleta de lixo com frota mais sustentável e combustível verde e a ampliação de usinas de geração de energia por meio da compostagem são algumas das metas para reduzir a emissões na gestão de resíduos até 2065. Também foi anunciada a meta de criação de áreas verdes a 15 minutos de caminhada das residências de todos os cariocas.

 

compensação

Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono