“Brasília, Capital dos Ipês” – Mudas de ipê amarelo são plantadas em Brasília

Fonte: G1

Iniciativa do governo do Distrito Federal em parceria com a TV Globo e o jornal “Correio Braziliense” vai criar quatro praças repletas de ipê em regiões diferentes da capital. A parceria intitulada “Brasília, Capital dos Ipês” começou neste sábado (19), com 35 mudas de ipê amarelo plantadas atrás do Teatro Nacional.

O espaço foi nomeado “Praça da Cidadania” e vai receber, ao todo, 300 árvores da mesma cor. Neste sábado, o governador Rodrigo Rollemberg também “botou a mão na massa” e ajudou a assentar as novas espécies, que devem florescer daqui a dois anos.

“O ipê é uma árvore símbolo do cerrado, por sua resistência, por sua resiliência. É uma árvore que floresce no auge da seca mostrando que, apesar de toda a dificuldade, o cerrado supera essas dificuldades e dá um exemplo para todos nós. O ipê foi adotado pela população de Brasília”, declarou Rollemberg.
No Parque da Cidade, 100 ipês brancos formarão a Praça da Paz a partir de março. Em dois pontos de Taguatinga e Sobradinho, ainda não definidos, as árvores com flores roxas e rosas vão demarcar as praças do Respeito e do Amor.

“Eu espero ver daqui a 20 anos, florido, e não só como uma praça preservada, mas sendo utilizada pelas pessoas. E daqui a 50, 100 anos, que a gente possa consolidar o símbolo do ipê na cidade, mas também com esses valores, tão importantes”, diz o diretor regional da TV Globo em Brasília, Luiz Marcelo Pinheiro Chaves.

Hoje, o DF tem 200 mil pés de ipês de diferentes cores, que florescem alternadamente entre julho e outubro. Nativa do cerrado, a planta está presente em locais com temperaturas entre 18 °C e 26 °C e leva até 20 anos para desenvolver os troncos tortuosos com casca grossa. A altura pode variar entre 8 metros e 20 metros, e as copas coloridas duram uma semana.

“A praça terá bancos, passeios, todos eles com capacidade de infiltração de água, para as pessoas poderem ficar aqui, curtir um pouco mais a Praça dos Três Poderes”, diz o presidente da Novacap, Hermes de Paula.

 

compensação

Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono