Projeto prevê construção de parklet com horta e composteira no Rio de Janeiro

Fonte: Mobilize

Desde 2014, política de mobilidade urbana que permite transformar vagas de carro em áreas de lazer chegou a São Paulo e, de lá para cá, ganhou as ruas de Belo Horizonte, Joinville, Florianópolis, está chegando em Salvador e tantas outras cidades brasileiras. Só na capital paulistana, ao passear pelas calçadas, encontramos dezenas de parklets em frente a lojas, bares, restaurantes e todo o tipo de estabelecimentos comerciais.

No Rio, a prefeitura implantou a iniciativa em abril deste ano, só que o carioca ainda não conhece bem do que se trata: existem apenas quatro Paradas Cariocas, como foi chamada a iniciativa na cidade maravilhosa. Mas um grupo de entusiastas da ocupação sustentável de espaços públicos pretende mudar esse cenário.

Um desses miniparques que o Rio vai ganhar em 2016 foi batizado de Vaga Viva Ciclo Orgânico. Um projeto de crowdfunding que pretende viabilizar a implantação desse espaço, onde moradores vão poder colher alimentos frescos em uma hortinha e até depositar resíduos orgânicos.

O parklet terá composteira, horta vertical, sistema de captação de água da chuva interligado a canal de irrigação, placa solar para iluminação local, além de estação de coleta de pilhas, baterias e celulares. A ideia é representar os ciclos da natureza, indicados em um circuito informativo educacional dentro da Vaga Viva.

Em um novo formato de financiamento coletivo, a iniciativa conta com o apoio da Natura. Para cada R$ 1 arrecadado, a Natura coloca mais um real, e ainda garante aos apoiadores duas recompensas pelo valor de uma. Aos benfeitores, o projeto oferece luminárias, esculturas em madeira, mudas de planta, composteiras e até consultoria de arquitetura. O link para contribuir é benfeitoria.com/vagaviva.

A cidade para as pessoas
No decorrer de um dia, duas vagas de estacionamento recebem 40 carros, enquanto um parklet recebe até 400 pessoas, segundo pesquisa do Instituto Mobilidade Verde. “Nossa experiência ao redor do mundo indica que, ao priorizar pedestres e ciclistas, as condições comerciais melhoram e muito. O segredo para uma boa transição é mostrar ao comércio local as melhorias econômicas que podem surgir de intervenções como essas.” declara Jeff Risom, especialista em mobilidade sustentável.

Esse tipo de mobiliário urbano incentiva o transporte não motorizado, o passeio a pé ou por transporte público, que corresponde a 71% dos deslocamentos em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

É com o objetivo de projetar soluções para esse tipo de intervenção, que o Coletivo Vaga Viva atua. O grupo desenvolve soluções de parklets que cultivam valores de alimentação saudável, sustentabilidade, avanço tecnológico, uso de energia solar, incentivo à diversão, promoção do bem-estar e da solidariedade.

Na Avenida Lorena, em São Paulo, em frente ao Ponto Frio, o grupo inaugurou, neste ano, um parklet com wi-fi, carregadores de celular alimentados por energia solar, lixeiras, ponto pet, biblioteca e revistário. A equipe está investindo pesado em ampliar os espaços públicos do Rio – já está executando um novo parklet, a ser inaugurado em janeiro, além do projeto Vaga Viva Ciclo Orgânico, previsto para depois do carnaval.

Parklet ecologicamente correto
Das 11 mil toneladas de lixo geradas diariamente no Rio de Janeiro, apenas 1,5% é reciclado, segundo dados do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O restante viaja cerca de 40km pro aterro sanitário.

A fim de garantir correta destinação dos resíduos sólidos em residências, Ciclo Orgânico é uma empresa de compostagem que oferece serviço de coleta domiciliar para pessoas que se preocupam com o destino do seu lixo. Uma vez por semana, os empreendedores coletam de bicicleta os materiais orgânicos armazenados em baldinhos, em casas particulares do Rio, destinando-os a composteiras locais.

Serão eles os responsáveis pela manutenção semanal da composteira da Vaga Viva Ciclo Orgânico – e garantem que o local não terá problemas com mal cheiro ou insetos. Em vez de ir para os aterros sanitários da cidade, a maioria com capacidade já esgotada, o lixo vai virar adubo e gerar mais vida.

A proposta é instalar o parklet sustentável em área de grande circulação de pessoas, com intuito de gerar reflexão sobre os temas da sustentabilidade. Para garantir que a iniciativa se concretize, os realizadores precisam do apoio das pessoas, via financiamento coletivo. Conheça mais sobre o projeto na página da Benfeitoria.