Rio de Janeiro: Projeto que dá desconto na conta da luz recolheu 880 toneladas de resíduos

Fonte: Green Savers

Em 2015, 5.340 clientes da Ampla, concessionária de energia do Rio de Janeiro, Brasil, usaram materiais como garrafas PET, latas de alumínio e papelão para ajudar a pagar as suas contas de luz ao longo do ano.

Através do projeto Consciência EcoAmpla, estes mesmos clientes arrecadaram 880 toneladas de resíduos recicláveis, que se transformaram em €35.000 de desconto na sua conta de luz ao longo de todo o ano passado.

Segundo o Ciclo Vivo, para além de garantir que os resíduos são reciclados correctamente, o trabalho ajuda o consumidor a adequar o valor da conta ao orçamento familiar, à medida que transforma materiais que iriam para o lixo em bónus nas tarifas de energia eléctrica.

Desde 2008, cerca 5.500 toneladas de recicláveis já foram arrecadados pelo projeto Consciência EcoAmpla, gerando mais €250.000 em bônus e beneficiando, aproximadamente, 38.000 consumidores da área de atuação da Ampla, no Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, o projeto disponibiliza 16 postos fixos de recolha, distribuídos nas cidades de Araruama, Maricá, Niterói, Magé, Saquarema, São Gonçalo, Petrópolis, Búzios, Mangaratiba e São Pedro da Aldeia. Existem também 12 pontos móveis e 14 condomínios de Niterói atendidos pelo projeto Ecoampla itinerante (Econdomínios).

Qualquer cliente – pessoa física ou jurídica – pode participar no programa. Para isso, basta apresentar a conta de energia em qualquer ponto de recolha e receber o cartão do Consciência Ecoampla. Após o registo, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de recolha de sua preferência. Os resíduos são pesados e o valor em descontos é creditado automaticamente na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

 

compensação

Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono