Tecnologia inovadora permite que pisos e revestimentos transformem poluição do ar em adubo

Fonte: Razões para Acreditar

Ao ser aplicada em pisos e revestimentos, a tecnologia fotocalítica transforma os óxidos e dióxidos de carbonos (NOx) lançados no ar a partir da queima de combustíveis fósseis para transformá-los em adubo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição atmosférica provoca a morte de 8 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo. São Paulo ocupa a 6ª posição no ranking das cidades com os piores índices de poluição do ar: 92% dos poluentes são provenientes da combustão dos automóveis.

Para dar uma resposta a esse quadro preocupante, empresas do mundo todo têm criado tecnologias que ajudam a minimizar os efeitos da poluição no planeta. Entre essas soluções, estão os materiais fotocalíticos, uma alternativa eficiente e ideal para as grandes cidades.

No Brasil, o sistema é conhecido pelo nome de DENOX e é uma exclusividade da empresa Castelatto, especializada em pisos e revestimentos de concreto arquitetônico. A tecnologia fotocalítica é aplicada nos seus produtos para que os NOx sejam transformados em adubo.

Na prática, a reação acontece quando os raios ultravioletas emitidos pelo sol e a umidade do ar, poluída pelos NOx, entram em contato com os pisos e revestimentos. O dióxido de titânio transforma os poluentes em nitrato, que é levado pela água da chuva ou a lavagem dos pisos até uma área verde.

Já existe no Brasil uma obra pública fotocalítica, na região central de São Paulo, na rua 7 de abril. A obra é do Governo do Estado e tem como meta a valorização do patrimônio público e a melhoria da qualidade do ar.

 

compensação

Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono