Privada tecnológica transforma dejetos em energia e água limpa

Fonte: Catraca Livre

Pesquisadores da Universidade de Cranfield, no Reino Unido, desenvolveram uma privada que transformar os dejetos em energia e água limpa. Batizada de “Nano Membrane Toilet”, o projeto pode ajudar a melhorar as condições de bilhões de pessoas que não têm acesso a saneamento básico.

O equipamento levou três anos para ser desenvolvido e tem apoio da Fundação Bill e Melinda Gates. O dispositivo tem baixo custo e não precisa se conectar a redes de esgoto.

Seu funcionamento é simples. Após usar o sanitário, o usuário precisa apenas fechar a tampa para que uma verdadeira mágica aconteça. Um mecanismo de rotação no fundo do vaso destina os resíduos a uma câmara de sedimentação, processo que bloqueia também os odores.

Em seguida, uma membrana nanotecnológica filtra os dejetos, separando as moléculas de água do restante dos resíduos. Esta etapa evita a proliferação e contaminação causada por agentes patogênicos.

A água vaporizada, então, segue através de uma câmara revestida com nanoesferas hidrofílicas, que ajudam a condensá-la e a cair em um reservatório inferior. Essa água residual pode ser usada na limpeza ou na irrigação agrícola.

Os resíduos sólidos são direcionados a uma segunda câmara, onde podem ser incinerados para a produção de energia, usada para manter o próprio sistema ou abastecer pequenos dispositivos móveis. As cinzas residuais desse processo podem ser usadas como fertilizantes naturais.

 

compensação
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono