Encontro de representantes da ONU em Itaipu pede atuação conjunta para promover Objetivos Globais

Fonte: ONU

Evento durou três dias e reuniu representantes do PNUD, FAO, UNESCO, CEPAL e a Rede Global de Gestão Participativa, que engloba iniciativas premiadas pela ONU-Água.

Projetos de diferentes partes do mundo, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como as melhores práticas de gestão da água, precisam atuar juntos para promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. A conclusão foi tomada em encontro de três dias no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

O evento reuniu representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO,) Programa Hidrológico Internacional, Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima. Também participaram iniciativas premiadas pela ONU-Água, com o “Water for Life”. Elas são da África do Sul, Brasil, Paraguai, Bolívia, Japão e Filipinas e compõem a Rede Global de Gestão Participativa da Água. Foi o segundo encontro da Rede Global, criada em setembro de 2015.

“A Agenda 2030 contém metas bastante ambiciosas”, afirmou o secretário da ONU-Energia, Ivan Vera. Com relação à energia, por exemplo, os ODS propõem a universalização dos serviços, aumentar significativamente o uso de fontes renováveis (hoje representam apenas 19% da matriz energética mundial) e aumentar a eficiência energética.

Durante o encontro, o programa Cultivando Água Boa – iniciativa premiada da Itaipu Binacional – foi citado como exemplo de gestão dos recursos hídricos para colaborar com o desenvolvimento sustentável. Atividades de recuperação de microbacias, proteção das matas ciliares e da biodiversidade local são desenvolvidas para garantir o equilíbrio ambiental da região oeste do Paraná.

“O programa Cultivando Água Boa tem se firmado como um bom exemplo a ser seguido no que se refere ao desenvolvimento sustentável e à gestão participativa em projetos socioambientais. Uma iniciativa que prova ser possível compatibilizar desenvolvimento econômico com produção de energia e preservação do meio ambiente”, disse o coordenador residente do das Nações Unidas e representante do PNUD no Brasil, Niky Fabiancic.

Para o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, o evento mostrou que é necessário ter ações locais ou regionais para promover a sustentabilidade global. “Os projetos premiados pela ONU mostram que é possível fazer. Assim como não se pode tratar da produção de alimentos saudáveis sem se tratar a água, não se promove as soluções que vão garantir o futuro da humanidade sem que se resolvam os problemas das comunidades rurais, dos bairros, das cidades”, concluiu.

 

compensação
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono