Empresa produz energia limpa a partir do fluxo de água que circula nas canalizações

Fonte: Green Savers

Uma boa notícia, uma inovação com impacto. Na base desta inovação estão os mesmos princípios da energia eólica: a ideia consiste em instalar turbinas de grande dimensão no interior das canalizações e assim aproveitar o fluxo de água que nelas circula para produzir energia eléctrica.

Estas turbinas hidrodinâmicas são uma forma de gerar energia limpa, contudo mais previsível que a energia eólica, ou a solar por exemplo, que dependem muito das condições atmosféricas. Enquanto a água circular nas canalizações, as turbinas estão sempre a produzir energia. E quanto maior for a velocidade a que a água circula, mais eficiente o sistema se torna.

A tecnologia foi criada pela empresa americana Lucid Energy Inc., já está a ser testada na cidade de Portland, Oregon, EUA, e estima-se que três ou quatro turbinas tenham capacidade para gerar 1100 MW/h por ano, o suficiente para abastecer 150 lares.

O CEO da empresa, Michael J. Latchen, explicou ao jornal The Oregonian que “é fundamental ter exemplos reais do funcionamento da tecnologia para provar que é confiável, durável e que faz sentido”.

À primeira vista, não só faz sentido como é tão simples que parece impossível que ninguém tenha pensado nisso antes.

 

compensação
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.