App te ajuda a economizar na conta de luz e, de quebra, a poupar o meio ambiente

Fonte: Hypeness

Para muita gente, os valores que aparecem na conta de luz ainda são um grande mistério. Na hora de pagar, ninguém entende bem como o valor da conta subiu em um mês ou baixou no outro. Agora, um aplicativo promete ajudar qualquer um a desvendar esses segredinhos e entender como economizar na conta de luz.

A proposta é do Oraculuz. Para usar o app, é preciso se conectar através do Facebook e definir detalhes básicos do seu perfil, como consumo em reais ou kWt da sua conta de energia elétrica, quantidade de pessoas na residência e estado e cidade em que vive. Após inserir essas informações, o site mostra detalhes sobre o seu consumo, como a porcentagem dele referente a cada eletrodoméstico e o valor que isso representa em reais, bem como a quantidade de CO² emitida pela residência até o momento.

Também possível editar informações sobre cada cômodo da casa, informando quantos e quais eletrodomésticos existem em cada um deles, o tipo de lâmpadas, bem como o tempo de uso diário de cada coisa. Após concluir essa etapa, o app permite que você compare seus gastos com o de amigos que possuem um perfil de consumo similar.

Mas talvez o maior benefício do aplicativo seja o de realizar uma estimativa de quanto seria a conta de luz da residência caso optasse pela utilização da energia fotovoltaica (também conhecida como “energia solar”) e ainda indica a quantidade ideal de placas para geração de energia necessária para cada perfil. Na simulação que fizemos, a economia apresentada pelo uso dos painéis solares ficaria em quase R$ 100 por mês!

Para quem pretende optar pela geração de energia solar, o Oraculuz tem ainda uma ferramenta que permite calcular em quanto tempo haveria retorno sobre o investimento desejado. Na nossa simulação, por exemplo, um investimento de apenas R$ 1.000 garantiria o retorno em pouco mais de um ano, segundo as informações do app. Com isso, ele se torna uma ferramenta interessante para quem pretende começar a gerar sua própria energia, seja por economia ou para poupar o meio ambiente.

 

Vocêconteudo_inventario-de-emissoes_45 sabia que através do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa a instituição ou empresa consegue avaliar como suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas?

Entenda o que é Inventário de Emissões.