Pessoas, Associações e Empresas se unem para mudar a realidade de centenas de pessoas da Vila São Rafael

A Vila São Rafael, apesar de estar bem próximo de grandes centros urbanos, na Rod. Fernão Dias, pouco mais de 10km da Marginal Tietê, entre São Paulo e Guarulhos, não possui quase nenhum equipamento público. Suas crianças brincam em terreno contaminado com a água do córrego poluído ou em balanços pendurados em torres de fios de alta tensão.

O presidente da Associação dos Moradores da Vila São Rafael, Gilson de Sousa Santos, comenta que o local também é ponto de descarte irregular de resíduos e ocupações.

Frente a tal cenário, a Associação Paulista dos Gestores Ambientais (APGAM), Associação dos Moradores da Vila São Rafael (AME São Rafael) e a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade se uniram para desenvolver um projeto de revitalização do local, horta comunitária e produção de adubo / compostagem. O projeto já conta com o apoio do Rotary Vila Guilherme e busca novos parceiros.

Além disso, o projeto fará parte do movimento Sou Resíduo Zero (http://souresiduozero.com.br/), que visa disseminar os conceitos de não geração, redução, reutilização, reciclagem e compostagem / biodigestão dos resíduos.

Todos os alimentos produzidos ou compostados no local serão quantificados e servirão de parâmetro para a disseminação desta iniciativa em outros locais.

Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan, complementa, em um ano e meio o projeto deverá gerar renda suficiente para se manter, sem a necessidade de investimentos externos.

Para saber mais sobre projetos de gestão de resíduos e compostagem entre em contato nos sites http://eccaplan.com.br/ ou http://souresiduozero.com.br/ ou mídias sociais https://www.facebook.com/eccaplan ou https://www.facebook.com/SouResiduoZero .

 

post1