Saiba como a RL Higiene se tornou uma empresa Ouro e CO2 Neutro

Você sabe como sua empresa pode conhecer seu impacto sobre o aquecimento global e fazer a compensação ambiental?

Muitas empresas almejam incorporar a sustentabilidade em sua gestão e aos poucos implementam práticas em todos os pilares que fomentam o desenvolvimento sustentável. Mas se posicionar em relação às mudanças climáticas ainda não é uma prática muito comum entre as empresas brasileiras.

A principal ferramenta brasileira de reporte de inventário de emissões de carbono, o Registro Público de Emissões – GHG Protocol recebeu relatórios de pouco mais de 200 empresas desde 2008. Apenas metade recebeu o selo Ouro, por submeter seus números a uma verificação de terceira parte, e um número ainda menor realiza a neutralização de carbono de suas emissões.

Quem faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas, ainda passa a usar os recursos naturais de forma mais eficiente, descobrindo novas fontes de redução de custo. Também está se antecipando a futuras legislações nacionais, já que o Brasil assumiu compromissos em tratados internacionais sobre o clima. Além disso, pode alcançar novos mercados com os selos conquistados.

Que tal conhecer o case da RL Higiene?

Usando uma prática comum de mercado, o “benchmark”, você vai conhecer agora o passo-a-passo adotado por uma empresa que faz o inventário de emissões desde 2009, a publicação no Registro Público e neutralização de carbono desde de 2010, obteve a graduação Ouro do GHG Protocol e o selo CO2 Neutro.

A RL Higiene é uma empresa brasileira que está há mais de 40 anos no mercado. Ela criou o conceito de limpeza sustentável, que consiste em realizar a limpeza garantindo a saúde das pessoas, utilizando o mínimo de recursos materiais. Entre outras iniciativas de destaque, fez o lançamento do primeiro papel toalha da América do Sul com a certificação de fonte renovável, atestado pelo selo FSC – Forest Stewardship Council.

Para Ricardo Vacaro, diretor geral da RL, as empresas de todos os portes e segmentos deveriam ter consciência de que todas as suas atividades, direta ou indiretamente, consomem água e energia, portanto, têm impacto sobre as mudanças climáticas, e uma vez conscientes deste fenômeno, deveriam desenvolver ações para mitigar estes impactos. As empresas que começarem esta jornada logo perceberão que, por mais nobres que sejam estes esforços, serão ainda insuficientes para enfrentar este enorme desafio e poderão passar para o próximo estágio: incorporar os elementos da sustentabilidade, não apenas aos seus processos de negócio, mas ao modelo de negócio.

Veja passo a passo como a RL Higiene conquistou o selo Ouro e o selo CO2 Neutro:

  1. Inventário de emissões

O primeiro passo foi escolher quais atividades fariam parte do inventário de emissões, ou seja, qual seria o escopo do inventário. A RL optou por fazer o inventário das emissões de suas atividades diretas, e também das atividades indiretas, incluindo, por exemplo, atividades de serviços transporte de produtos, o deslocamento de funcionários de ida e volta ao trabalho, viagens à negócios e descarte de resíduos.

O primeiro passo foi mapear todas essas as fontes de emissão que fazem parte do inventário e buscar todos os dados “crus” necessários para o preenchimento. Como o controle do consumo de combustível de veículos, declarações de manutenção do sistema de refrigeração, contas de energia elétrica, etc.

Assim todas as atividades da empresa foram avaliadas conforme sua emissão de gases de efeito estufa. Depois de quantificadas, as emissões foram convertidas em toneladas de CO2 equivalente. Para isso, foi necessário seguir o método e considerações da ferramenta GHG Protocol, do Registro Público de Emissões.

A RL optou por fazer esse cálculo internamente, usando os materiais disponíveis no site do Registro Público de Emissões. Mas qualquer empresa pode também contratar consultorias especializadas para fazer o inventário de emissões.

  1. Credibilidade e Transparência

Para assegurar credibilidade ao seu inventário, a RL Higiene contratou uma empresa externa, acreditada pelo Inmetro, para fazer a verificação de seu inventário. A verificação consistiu em uma visita técnica a fim de checar documentos que evidenciam as informações consideradas e checagem dos cálculos e métodos utilizados.

Como forma de demonstrar sua transparência e compromisso no combate às mudanças climáticas, a RL Higiene fez à adesão ao ciclo anual do GHG Protocol e publicou o seu inventário de emissões. Essa é um registro público, que pode ser consultado por qualquer pessoa. Veja o inventário de emissões da RL Higiene.

Por atender aos requisitos de fazer o inventário sobre o escopo mais completo e ter se submetido a uma verificação, a empresa conquistou o Selo Ouro, a graduação máxima do sistema.

  1. Neutralização de carbono e selo CO2 Neutro

Depois de conhecer seu impacto ambiental em termos de kg CO2, foi realizada a compensação ambiental através da neutralização de carbono. Assim, todas as emissões de carbono emitidas foram compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono do Projeto Ecomapuá. Dessa forma a RL conquistou também o selo CO2 Neutro, da consultoria em sustentabilidade Eccaplan. No inventário do ano de 2017, a RL compensou cerca de 89.000 kg de CO2.

O Projeto Ecomapuá conserva uma área de 90.000 hectares do bioma da Floresta Amazônica, no Pará. O projeto impede a extração da madeira, mantendo a floresta em pé, e proporciona outras formas de geração de renda para a comunidade. Dessa forma, consegue garantir a absorção de CO2 da atmosfera e ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento social e econômico das famílias da região.

  1. Planos de ação para reduzir as emissões

Uma vez conhecida as atividades que geram as emissões de carbono, a RL elaborou um plano de ação para reduzir seu impacto ambiental. Esse plano de ação cobre 3 principais pontos:

A redução das emissões do escopo 1 com a adequação da política de frotas para a escolha do etanol como combustível obrigatório ao invés da gasolina; manutenções periódicas nos aparelhos de ar condicionado juntamente com a troca gradativa das lâmpadas por LED e o controle e compensação de resíduos sólidos gerados através das embalagens plásticas e de papelão dos produtos comercializados.

Dessa forma, a empresa continua se aperfeiçoando e se tornando mais sustentável, além de servir de fonte de inspiração para outros negócios.

Qual a importância de fazer a compensação ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2 graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos, na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.

No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.

Portanto, fazer o inventário de emissões e a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.