Fã de ‘Star Wars’, menino espancado em ataque de bullying não vai revidar: ‘Não é o jeito Jedi’

A Força aparece cedo entre os Jedis, mesmo quando esses ainda não passaram dos 10 anos de idade. Foi o que aconteceu com o menino Aiden Vasquez, diante de um boçal valentão de sua escola, que vinha lhe fazendo intenso bullying, no dia que este decidiu lhe agredir: Aiden sentiu que não deveria revidar, pois não seria “o jeito Jedi” de lidar com a situação, disse a mãe de Aiden. Não, essa não é a premissa de uma história de Guerra nas Estrelas, mas algo que aconteceu na vida real – mais precisamente em uma escola da Califórnia, nos EUA.

Segundo o post original da mãe de Aiden, Lizette Casanova, esse é o terceiro ano que o menino vem sendo atormentado pelo colega de classe, e em anos anteriores Aiden já teve de tomar pontos por outras agressões. O caso foi levado à polícia, e está sendo investigado. “Ele disse que sentiu em sua alma que não deveria bater de volta no menino. Não é o jeito Jedi!” ela escreveu, citando seu filho.

Se a polícia está investigando a fim de resolver o lamentável ocorrido, o caso chegou também a autoridades superiores, de galáxias distantes: ninguém menos que Mark Hamill, que vive o jedi Luke Skywalker nos filmes Guerra nas Estrelas, tuitou sobre Aiden, e não poupou elogios.

Mark Hamill

“Estou espantado com essa sabedoria e coragem com tão pouca idade”, escreveu Hamill, para arrematar: “Eu posso ser um Jedi da ficção, mas esse garoto é real. Espero que ele veja essa mensagem e saiba o quanto eu o admiro”. O tio de Aiden respondeu, dizendo que o garoto viu e agradeceu a mensagem.