5 razões para ter o selo evento ne

5 razões para ter o selo Evento Neutro

Se você está planejando um evento e gostaria de deixá-lo mais sustentável através de ações de compensação ambiental como a neutralização de carbono, já deve ter ouvido falar em “evento carbono neutro” ou “evento neutro”.

 

Então está na hora de conhecer melhor o programa Evento Neutro e saber porque eventos como Fórum Mundial de Sustentabilidade, National Geographic (NatGeoRun), shows Bon Jovi, Elton John, Robert Plant, conferências LIDE, Boulevard Olímpico entre outros, tem o selo Evento Neutro.

 

Eventos aproximam as pessoas e movimentam a economia. Porém, qualquer tipo de evento exige deslocamento de pessoas e equipamentos, consumo de recursos naturais, além de gerar resíduos. Essas atividades geram Gases de Efeito Estufa (GEE) que contribuem para os efeitos negativos das mudanças climáticas.

  

Atuando desde a fase do planejamento, o programa Evento Neutro auxilia na redução das emissões de GEE do evento e quantifica aquelas que não puderam ser evitadas. Através da aquisição de créditos de carbono, provenientes de projetos socioambientais certificados o evento torna-se neutro em carbono recebendo o selo “Evento Neutro”.

Conheça agora as 5 principais razões que fazem tantos eventos aderirem ao programa Evento Neutro:

 

1. Um Evento Neutro é um evento mais sustentável

 

Um dos princípios da ONU e da norma ISO 20121 de Gestão Sustentável de Eventos, é a adoção da Gestão de Gases de Efeito Estufa e a neutralização de carbono como ação de compensação ambiental. Além da mobilização internacional por mais eventos neutros em carbono, muitas instituições nacionais e multinacionais exigem a neutralização de carbono como pré-requisito para patrocinar eventos.  

2. Projetos socioambientais certificados e benefícios ambientais comprovados

 

No programa Evento Neutro todos os projetos ambientais são certificados por organismos internacionais. A certificação é uma garantia do monitoramento frequente da qualidade do projeto e da comprovação da redução de emissões totais ao longo do período.  

 

No Brasil, os projetos ambientais de tecnologia limpa e preservação florestal são os que mais precisam dos recursos ou financiamentos dos créditos de carbono para se tornarem viáveis economicamente. Dessa forma, o programa ajuda a viabilizar o desenvolvimento sustentável e minimiza as mudanças climáticas. Conheça mais nossos projetos. 

 

3. Facilidade de comunicação

 

Comunicar a neutralização de carbono nos eventos é uma forma de educar e engajar o público quanto às mudanças climáticas, pois o uso do selo Evento Neutro facilita a identificação de que o evento está comprometido com seu impacto ambiental. Nas plataformas on-line, ao clicar no selo, ou nos materiais físicos através do QR code, o público poderá ter mais detalhes sobre a neutralização de carbono e qual projeto ambiental foi apoiado.

 

4Conscientização e engajamento do público com a Calculadora de Emissões

 

O programa Evento Neutro disponibiliza uma Calculadora de Emissões on-line, customizada para seu evento, onde o público pode conhecer a quantidade de CO2 emitido pelo seu deslocamento e fazer a neutralização de carbono escolhendo um projeto ambiental para incentivar.

 

5. Transparência e rastreabilidade

 

O evento que adere ao programa recebe um relatório com o detalhamento da metodologia e do inventário de emissões. Além disso, recebe o Certificado Evento Neutro um código para rastrear a “aposentadoria” do crédito de carbono, garantindo a não-duplicidade do mesmo e gerando um pós-evento mais eficaz, gerando, inclusive, mais expectativa para o próximo evento.

 

O programa Evento Neutro é um dos serviços da Eccaplan consultoria em sustentabilidade. Para saber mais sobre o programa, clique aqui: programa Evento Neutro.

Para transformar seu evento em Evento Neutro, fale com um de nossos consultores especialistas, itre suas dúvidas e faça um orçamento conosco. Para entrar em contato, basta clicar aqui.