17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em setembro de 2015, os 193 países membros da ONU se reuniram em sua sede, em Nova York, e reconheceram um grande desafio global e outros requisitos indispensáveis para o desenvolvimento sustentável: erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

 

Todos esses itens foram discutidos e compilados em um plano de ação chamado de  Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas. A agenda afirma que para que tenhamos um mundo sustentável é necessário uma mudança de comportamento global através de medidas transformadoras. Os ODS foram baseados nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), desenvolvidos no ano de 2000, pelos mesmo membros da ONU, que tinham como meta a redução a pobreza global até 2015. Considerando o bom desempenho, a ONU propôs dar continuidade para os próximos 15 anos, surgindo assim os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Eles representam 17 tarefas que devem ser implementados até 2030 por todos os países do mundo, visando sempre o desenvolvimento sustentável. Através do cumprimento dessas tarefas, espera-se, até a data determinada, erradicar a pobreza extrema e poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

 

Para acessar o conteúdo completo das 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas respectivas metas, é basta entrar no site oficial.

 

 

Objetivo 1. Erradicação da Pobreza

Erradicação da pobreza | ONU BrasilAcabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Para ONU, a erradicação da pobreza, em todas as suas formas, é o maior desafio global para atingirmos o desenvolvimento sustentável. Por isso, a grande prioridade do desenvolvimento sustentável deve ser os mais pobres e vulneráveis.

 

Objetivo 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável

Fome zero e agricultura sustentável – ONU BrasilAcabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Atualmente, a organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) registra 815 milhões pessoas passando fome no mundo. A ODS 2 pretende acabar com todas as formas de fome e má-nutrição, especialmente para crianças, garantindo acesso suficiente a alimentos nutritivos através de práticas agrícolas sustentáveis, por meio do apoio à agricultura familiar, do acesso equitativo à terra, à tecnologia e ao mercado.

 

Objetivo 3. Saúde e Bem-Estar

Saúde e bem-estar – ONU BrasilAssegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

63% de todas as mortes do mundo provêm de doenças não transmissíveis, principalmente cardiovasculares, respiratórias, câncer e diabetes. Estima-se que as perdas econômicas para os países de renda média e baixa provenientes destas doenças ultrapassaram US$ 7 trilhões até 2025. Os ODS propõem metas integradas que abordam a promoção da saúde e bem estar como essenciais ao fomento das capacidades humanas.

 

Objetivo 4. Educação de Qualidade

ODS4 - Edução de qualidade - Não DesperdícioAssegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Para além do foco na educação básica, todos os níveis de educação estão contemplados no objetivo de desenvolvimento sustentável 4, que enxerga como fundamental a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável.

 

Objetivo 5. Igualdade de Gênero

Igualdade de gênero – ONU BrasilAlcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

A igualdade de gênero não é apenas um direito humano fundamental, mas a base necessária para a construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável. O esforço de alcance do ODS 5 é transversal à toda Agenda 2030 e reflete a crescente evidência de que a igualdade de gênero tem efeitos multiplicadores no desenvolvimento sustentável.

 

Objetivo 6. Água Potável e Saneamento

Água potável e saneamento – ONU BrasilAssegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos

A escassez de água afeta mais de 40% da população mundial, número que deverá subir ainda mais como resultado da mudança do clima e da gestão inadequada dos recursos naturais. É possível trilhar um novo caminho que nos leve à realização deste objetivo, por meio da cooperação internacional, proteção às nascentes, rios e bacias e compartilhamento de tecnologias de tratamento de água.

 

Objetivo 7. Energia Acessível e Limpa

Energia limpa e acessível – ONU BrasilAssegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

Atender às necessidades da economia e proteger o meio ambiente é um dos grandes desafios para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o ODS 7 reconhece a importância e traça metas focadas na transição energética, de fontes não renováveis e poluidoras, para fontes renováveis limpas, com especial atenção às necessidades das pessoas e países em situação de maior vulnerabilidade.

 

Objetivo 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Trabalho decente e crescimento econômico – ONU BrasilPromover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos

O ODS 8 reconhece a urgência de erradicar o trabalho forçado e formas análogas ao do trabalho escravo, bem como o tráfico de seres humanos, de modo a garantir a todos e todas o alcance pleno de seu potencial e capacidades. Novamente focando naqueles mais vulneráveis que, muitas vezes, têm menores expectativas de vida e apresentam dificuldades de se libertarem de um círculo vicioso de insucesso escolar, baixas qualificações e poucas perspectivas de empregos de qualidade.

 

Objetivo 9. Indústria, Inovação e Infraestrutura

Indústria; inovação e infraestrutura – ONU BrasilConstruir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

O ODS 9 lista metas que visam à construção de estruturas resilientes e modernas, ao fortalecimento industrial de forma eficiente, ao fomento da inovação, com valorização da micro e pequena empresa e inclusão dos mais vulneráveis aos sistemas financeiros e produtivos. Garantir uma rede de transporte público e infraestrutura urbana de qualidade, eficiência energética e acesso à tecnologia a todos são condições necessárias para o desenvolvimento sustentável.

 

Veja como a compostagem institucional está revolucionando a relação das empresas com os resíduos orgânicos.

 

Objetivo 10. Redução da Desigualdades

Redução das desigualdades – ONU BrasilReduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

A desigualdade é um problema global que requer soluções integradas. A visão estratégica deste objetivo se constrói sob o objetivo da erradicação da pobreza em todas suas dimensões, na redução das desigualdades socioeconômicas e no combate às discriminações de todos os tipos.

 

Objetivo 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

Cidades e comunidades sustentáveis – ONU BrasilTornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Em 2030, são estimadas 41 megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes. Transformar significativamente a construção e a gestão dos espaços urbanos é essencial para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado. Temas intrinsecamente relacionados à urbanização, como mobilidade, gestão de resíduos sólidos e saneamento, estão incluídos nas metas do ODS 11, bem como o planejamento e aumento de resiliência dos assentamentos humanos, levando em conta as necessidades diferenciadas das áreas rurais, periurbanas e urbanas.

 

Objetivo 12. Consumo e Produção Responsáveis

Consumo e produção responsáveis – ONU BrasilAssegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

As metas do ODS 12 visam a promoção da eficiência do uso de recursos energéticos e naturais, da infraestrutura sustentável, do acesso a serviços básicos. Além disso, o objetivo prioriza a informação, a gestão coordenada, a transparência e a responsabilização dos atores consumidores de recursos naturais como ferramentas chave para o alcance de padrões mais sustentáveis de produção e consumo.

 

Objetivo 13. Ação Contra a Mudança Global do Clima

Ação contra a mudança global do clima – ONU BrasilTomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

Sem a ação imediata frente à mudança do clima, a temperatura terrestre está projetada para aumentar mais de 3 ºC até o final do século XXI, impactando não só em condições ambientais, mas também nas economias nacionais e pessoas em situações vulneráveis. O estabelecimento do ODS 13 apenas para lidar com a questão do clima é encarado como estratégico para a mobilização dos atores capazes de promover as mudanças necessárias para impedir estas projeções de se tornarem realidade.

 

Conheça os programas Evento Neutro e CO2 Neutro para eventos e empresas engajados contra as mudanças climáticas.

 

Objetivo 14. Vida na Água

Vida na água – ONU BrasilConservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Os oceanos representam segurança alimentar, transporte, fornecimento de energia, turismo além da regulação de serviços ecossistêmicos do planeta, configurando aproximadamente US$ 3 trilhões da economia global por ano, ou 5% do PIB global. 40% dos oceanos estão sendo afetados incisiva e diretamente por atividades humanas, como poluição, descarte de resíduos e pesca predatória. É frente a esses desafios que o ODS 14 indica metas para gerenciar e proteger a vida na água.

 

Objetivo 15. Vida Terrestre

Vida terrestre – ONU BrasilProteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda

Promover o manejo sustentável das florestas, o combate à desertificação, parar e reverter a degradação da terra, interromper o processo de perda de biodiversidade são algumas das metas que o ODS 15 promove. Usar sustentavelmente os recursos naturais em cadeias produtivas e em atividades de subsistência de comunidades, e integrá-los em políticas públicas é tarefa central para o atingimento destas metas.

 

Objetivo 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Paz; justiça e instituições eficazes – ONU BrasilPromover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

Esse ODS inclui metas como promover instituições fortes, inclusivas e transparentes, a manutenção da paz e o respeito aos direitos humanos baseados no Estado de direito são a base para o desenvolvimento humano sustentável. Além de temas sensíveis, como o combate à exploração sexual, ao tráfico de pessoas e à tortura, terrorismo e práticas criminosas.

 

Objetivo 17. Parcerias e Meios de Implementação

Parcerias e meios de implementação – ONU BrasilFortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

O ODS 17 propõe o caminho para a realização efetiva da Agenda 2030 por todos os países, e a coordenação de esforços na arena internacional é essencial para isso. A Cooperação Sul-Sul e triangular, a transferência de tecnologia, o intercâmbio de dados e capital humano, bem como a assistência oficial ao desenvolvimento são alguns dos principais meios para o alcance dos ODS.

 

Começe a implementar alguns ODSs na sua vida! Conheça o Programa Sou Resíduo Zero e transforme seus resíduos em recursos!